Mudar idioma Firefox – Saiba como mudar passo a passo!

Mudar idioma Firefox pode ser uma vontade sua, seja porque o navegador por algum motivo não está em português, ou porque você deseja praticar o aprendizado de outra língua, como o inglês, espanhol, italiano, francês ou outras.

Para sua felicidade, preparamos um tutorial de como mudar idioma Firefox de forma bem simples, desde a instalação do pacote de idiomas até mesmo ao uso do corretor ortográfico. Leia com a gente e aprenda!

Instale o pacote de idioma

Mudar idioma Firefox
Instale o pacote de idiomas

A primeira etapa que você precisa realizar pra mudar idioma Firefox é instalar o pacote de idiomas necessário para traduzir ao idioma desejado e, se desejar, o dicionário de verificação ortográfica.

Em seguida, conecte-se ao site do Mozilla, identifique o idioma no qual deseja traduzir seu navegador (por exemplo, Inglês, Francês ou Espanhol) e clique no item “Instalar Pacote de Idiomas” correspondente a este último.

Na página que se abre, pressione em sequência os botões “Adicionar ao Firefox” e “Instalar” e pronto.

Adicione o corretor ortográfico

Se, além de mudar idioma Firefox você também deseja instalar o dicionário do corretor ortográfico, volte para a página onde todos os pacotes de tradução estão listados e clique primeiro no dicionário “Instalar” para o idioma que deseja instalar no corretor ortográfico do Firefox e depois nos botões “Adicionar ao Firefox” e “Instalar” pronto.

Mudar idioma Firefox

Você já instalou o pacote de tradução, talvez também o dicionário do corretor ortográfico, mas ainda não sabe mudar idioma Firefox. Vamos ensinar agora mesmo. Tudo que você precisa fazer é digitar “about:config” na barra de endereço do navegador e pressionar a tecla “Enter” no teclado do PC.

Na página que se abre, clique no botão “Aceito os riscos” para acessar o painel de gerenciamento avançado do Firefox e pesquise “intl.locale.matchOS” no campo de pesquisa na parte superior.

Neste ponto, se a chave “intl.locale.matchOS” estiver definida como verdadeira, clique duas vezes nela para defini-la como falsa e vá para a próxima etapa.

O próximo passo é procurar o “general.useragent.locale” no campo de busca na parte superior, clique duas vezes sobre o “general.useragent.locale”  que aparece no painel de gerenciamento Firefox e defina este última sobre o código de idioma a ser usado no navegador.

Veja os principais códigos:

  • en-US é o código para Inglês (EUA);
  • fr é o código para francês;
  • e es é o código para o espanhol.

Depois de definir o valor da chave “general.useragent.locale”, clique no botão “Ok” para salvar as alterações, feche o Firefox completamente (pressionando o botão de menu localizado no canto superior direito e selecionando o botão de desligamento no menu que é aberto) e reinicie. Mudar idioma Firefox é fácil? É claro, pois logo após esse último passo o navegador será traduzido para o idioma que você definiu.

Mudar idioma Firefox rapidamente

Você gostaria de mudar idioma Firefox rapidamente sem ter que usar o painel de gerenciamento avançado do Firefox? Neste caso, sugerimos que instale o “Locale Switcher”, uma prática extensão gratuita que adiciona um menu de seleção do idioma no Firefox e permite alterá-lo à vontade com um simples clique.

Para instalar o Locale Switcher, conecte-se ao site de extensões do Mozilla e clique primeiro em “Adicionar ao Firefox”  e depois em “Instalar” e “Reiniciar agora”.

Depois de reiniciar o navegador, você encontrará um menu suspenso no canto superior direito: selecione o idioma no qual deseja mudar idioma Firefox a partir dele, feche o programa e o reinicie. Quando reiniciado, a interface do software estará no idioma desejado.

Para definir o idioma do verificador ortográfico, clique com o botão direito em um campo de texto e ative a função “Verificação ortográfica” colocando a marca de seleção ao lado do item apropriado.

Em seguida, clique com o botão direito novamente em um campo de texto, selecione “Idiomas” no menu que aparece e escolha o idioma no qual deseja verificar a ortografia dos textos digitados no Firefox.

Como mudar idioma Firefox para a versão inicial?

Mudar idioma Firefox
Versão inicial

Se mudar de ideia, você pode refazer seus passos no painel simplesmente passando por: configurações no Firefox e definindo como verdadeiro o valor da chave “intl.locale.matchOS” ou alterando o código de idioma da chave “general.useragent.locale” para o que desejar.

Ao definir a chave “intl.locale.matchOS” como verdadeira, o Firefox usará o idioma padrão do sistema operacional, enquanto ao alterar o código do idioma na chave “general.useragent.locale”, você forçará o Firefox a usar o idioma indicado (desde que tenha instalado o pacote de idioma relacionado). E pronto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *