Como motivar uma equipe desmotivada

Entender como motivar uma equipe desmotivada é um dos pontos mais importantes que o gestor/líder precisa considerar na hora de aumentar a produtividade. Afinal, se a sua equipe está desmotivada, não adianta nada colocar pressão, prazos e fazer cobranças. O trabalho até pode ser entregue, mas os resultados podem não aparecer.

Portanto, neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o assunto para que você possa ter algumas ideias do que fazer.

Acompanhe.

Como motivar uma equipe desmotivada
Como motivar uma equipe desmotivada

Como motivar uma equipe desmotivada – Entenda a causa da desmotivação

Antes de mais nada, o primeiro passo para aprender a motivar uma equipe que não está motivada, é justamente entender a causa da desmotivação. Ou seja, você precisa entender a origem do problema para eventualmente conseguir corrigi-lo. Caso contrário, será muito difícil encontrar uma solução. 

Portanto, o primeiro passo é conversar com o pessoal para encontrar potenciais respostas do problema. Peça para que as pessoas sejam honestas e sinceras nas respostas. Não use perguntas “institucionais”, pois as respostas também serão “institucionais”.

Converse de maneira humana. Pergunte o que está errado ou o que pode melhorar. Se preferir, poderá fazer um tipo de entrevista anônima, para que as pessoas se sintam ainda mais confiantes em falar o que está errado.

Como motivar uma equipe desmotivada – Prepare o escritório

Depois de entender um pouco mais as nuances da desmotivação, comece a repensar o escritório de trabalho. Pare e analise: Como está o escritório hoje em dia? As pessoas se sentem em casa, ou tudo parece uma cela de prisão? O ambiente é descontraído ou sempre tem um climão pesado de “abaixar a cabeça e trabalhar”?

Talvez se interesse: Como aprender a aprender? Veja 5 dicas elementares

Tudo isso precisa ser observado para prover bem-estar coletivo de maneira genuína. Não faça coisas só para tentar provar que você está oferecendo bem-estar no trabalho. Faça isso de forma genuína.

Inclusive, aromatizar o escritório com óleos essenciais para motivação pode ajudar a deixar as pessoas mais “soltas” e confiantes. Vale o teste!

Como motivar uma equipe desmotivada – Deixe as pessoas serem elas mesmas

Outro ponto que você pode considerar na hora de motivar uma equipe desmotivada, é instigar as pessoas a serem elas mesmas. Coloque as metas e os processos de trabalho dentro de um contexto que favoreça as pessoas que estão na equipe. 

É claro que, ainda assim, algumas regras precisam ser estabelecidas. No entanto, quanto mais você deixar as pessoas a vontade, melhor para a produtividade delas. Elas mesmas vão encontrar motivação para continuar na equipe. 

Não adianta forçar motivação com brincadeiras, gincanas, dinâmicas em grupo e essas coisas clichê. A motivação está nos mínimos detalhes, em não em processos engessados e institucionais.

Como motivar uma equipe desmotivada – Defina metas objetivas e claras

É muito importante definir metas objetivas e claras para que as pessoas da equipe consigam entendê-las e, acima de tudo, cumpri-las. Caso contrário, as metas se tornarão um peso a ser carregado e a motivação não virá.

As pessoas precisam entender para onde a empresa está indo e como aquela simples função chata do dia a dia, fará toda a diferença para “chegar lá”. É fundamental que as pessoas enxerguem a empresa de uma maneira mais abrangente do que só uma “provedora de salários”.

Faça todos se sentirem parte de algo maior.

Como motivar uma equipe desmotivada – Ajude a construir propósito

E para complementar a dica anterior, isso aqui será importantíssimo: faça as pessoas encontrarem propósito de trabalhar na sua empresa ou na sua equipe. Ou seja, elas precisam perceber que algo maior está sendo construído, do que só a simples função monótona do dia a dia.

Estabeleça um plano de crescimento com metas visíveis para todos o tempo inteiro. Comemore junto com a equipe os pequenos passos e mostre porque algo deu errado, quando der errado.

Tudo isso poderá gerar um contexto favorável para motivar uma equipe desmotivada.