Como limpar o cache do navegador Firefox? – Passo a passo!

Como limpar o cache do navegador Firefox? O que podemos fazer para nos livrarmos do cache acumulado que acaba atrapalhando o armazenamento de nosso computador? Vamos ensinar como isso passo a passo de forma bem simples.

Dessa forma, logo após aprender a como limpar o cache do navegador Firefox, você poderá realizar o processo diretamente em seu computador sem maiores problemas ou dificuldades. Leia conosco e aprenda!

Como limpar o cache do navegador Firefox no Windows e Mac?

Como limpar o cache do navegador Firefox?
Windows e Mac

Você está interessado em entender como limpar o cache do navegador Firefox acumulado no Windows e no Mac?

Dependendo de quais são suas necessidades e preferências, você pode fazer isso usando as funções “padrão” ou algumas extensões que vamos recomendar ao decorrer do conteúdo. Para saber mais, continue lendo!

Como limpar o cache do navegador Firefox em funções predefinidas

Se você deseja aprender como limpar o cache do navegador Firefox no Windows e macOS usando as funções padrões do programa, a primeira coisa que você precisa fazer é iniciar o famoso navegador.

Para fazer isso, se você estiver usando o Windows, clique duas vezes no atalho da área de trabalho, enquanto se você estiver usando o macOS, selecione o ícone do navegador que você encontra no Launchpad.

Agora que você vê a janela do Firefox na tela, clique no botão “Menu” (aquele com as três linhas horizontais) localizado no canto superior direito da barra de ferramentas do navegador e selecione “Opções” (no Windows) ou “Preferências” (no macOS).

Uma vez no painel de configurações do navegador, selecione o item “Privacidade e segurança” à esquerda, localize a seção “Cookies e dados do site” no lado direito da tela e pressione o botão “Excluir dados”.

Na caixa que é aberta, marque a caixa ao lado de “Conteúdo da Web em cache”, remova-o das outras opções disponíveis e clique no botão “Excluir”.

Além do que acabamos de indicar, você pode esvaziar o cache do Firefox procedendo da seguinte forma: clique no botão com os livros que você encontra no topo da janela do navegador, selecione o item “Histórico” no menu que aparece e depois a palavra “Excluir o histórico recente”.

Na janela que agora é mostrada na tela, coloque uma marca de seleção na caixa ao lado do item “Cache”, remova a seleção de todos os outros itens, ajuste o intervalo de tempo para que os dados sejam excluídos usando o menu suspenso (para esvaziar completamente o cache você tem que escolher tudo) e inicie a operação pressionando o botão “Limpar agora”.

Como limpar o cache do navegador Firefox automaticamente?

Como limpar o cache do navegador Firefox?
Automaticamente

Se desejar, você também pode saber como limpar o cache do navegador Firefox automaticamente sempre que fechar o navegador.

Para fazer isso, basta acessar as configurações do programa novamente clicando no botão “Menu” no canto superior direito da janela do navegador e selecionar “Opções” (no Windows) ou “Preferências” (no macOS) no painel exibido.

Na guia que é aberta, selecione o item “Privacidade e segurança” à esquerda, localize a seção “Histórico” à direita e escolha a opção usar configurações personalizadas no menu suspenso relevante.

Em seguida, coloque a marca de seleção ao lado do item “Limpar histórico” quando o Firefox fechar e clique no botão “Configurações”.

Na caixa que é aberta, marque a caixa ao lado do item “Cache” e desmarque todas as outras opções, para que quando o Firefox for fechado apenas o cache seja limpo, deixando o histórico intacto, cookies e assim por diante. Por fim, clique no botão “Ok” para salvar as alterações e pronto.

Componentes adicionais

Se, por outro lado, prefere esvaziar a cache do Firefox passando a contar com a utilização de extensões especiais, sugerimos que você utilize a extensão Clear Cache. É uma extensão que permite excluir o cache do navegador simplesmente pressionando um botão que é adicionado à barra de ferramentas.

Para usá-la, vá para a página de extensões do Firefox, clique no “Adicionar ao Firefox” e no botão “Instalar” na caixa que aparece na parte superior, em seguida, pressionar o botão “Ok”.

Quando a instalação estiver concluída, a única coisa que você terá que fazer para conseguir como limpar o cache do navegador Firefox será apenas clicar no botão da extensão que aparece na parte superior direita da janela do Firefox.

Aprendeu de forma clara a como limpar o cache do navegador Firefox? Fácil, não é mesmo? Esperamos ter ajudado você a aprender o passo a passo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *