Como Baixar o Firefox? – Windows, Mac e Linux!

Como baixar o Firefox? De que maneira podemos realizar o download do navegador nos três principais servidores do mundo atualmente, Windows, Mac e Linux?

O Firefox é um dos navegadores da web mais populares do mundo. Foi o primeiro a tirar o Internet Explorer, então monopolista do mercado, do seu pedestal, mas ainda hoje está na crista da onda pelo seu excelente desempenho, pelo seu elevado grau de personalização (dado principalmente pelas inúmeras extensões disponíveis) e por seu respeito pela privacidade dos usuários.

Além disso, é open source e está disponível em todas as principais plataformas de software: Windows, macOS e Linux, no que diz respeito a computadores, e Android e iOS, no que diz respeito a smartphones e tablets.

Considerando a popularidade do Firefox, provavelmente você também já ouviu falar dele e, se estiver lendo este tutorial, precisará de ajuda pra instalá-lo em seus dispositivos. Então você ficará feliz em saber que hoje estamos aqui pra lhe dar uma mão a esse respeito e explicar como fazer o download do Firefox em computadores, smartphones e tablets.

Então, caso queira aprender conosco a como baixar o Firefox no Mac, Linux e Windows, convidamos você a nos acompanhar nessa interessante leitura. Vamos lá!

Requisitos mínimos para baixar o Firefox

Antes de realmente ver como baixar o Firefox em PCs, vamos mostrar a você os requisitos mínimos sugeridos pelo Mozilla pra que o navegador funcione corretamente.

Windows

  • 512 MB de RAM;
  • 200 MB de espaço livre em disco;
  • Windows 7 ou posterior.

Mac OS

  • 512 MB de RAM;
  • 200 MB de espaço livre em disco;
  • macOS 10.9 ou posterior.

Linux

  • 512 MB de RAM;
  • 200 MB de espaço livre em disco;
  • Kernel 2.2.14 ou posterior;
  • Bibliotecas ou pacotes necessários (ou mais recentes): GTK + 3.4, GLib 2.22, Pango 1.14, X.Org 1.0 (1.7 ou posterior recomendado), libstdc ++ 4.6.1;
  • Bibliotecas ou pacotes recomendados: NetworkManager 0.7 ou posterior, DBus 1.0 ou posterior, GNOME 2.16 ou posterior, PulseAudio.

Como baixar o Firefox no Windows?

Como baixar o Firefox no Windows?
Como baixar o Firefox no Windows?

Se você está planejando aprender como baixar o Firefox no Windows, a primeira coisa que você precisa fazer é conectar-se à página de download do navegador. Feito isso, clique no botão azul “Baixar agora”, localizado à esquerda da página, pra iniciar o download da versão mais recente do Firefox para Windows. Se o download não iniciar, inicie-o “manualmente” clicando no link “clique aqui” localizado no topo da página.

Quando o download for concluído, abra o arquivo “Firefox Installer.exe” e siga as instruções simples que são fornecidas na tela.

Em seguida, clique no botão “Sim” na janela “Controle de conta de usuário” e aguarde até que a instalação do programa seja concluída automaticamente. Ao final do procedimento, o Firefox iniciará automaticamente e será exibida sua janela de boas-vindas, indicando que tudo correu bem.

Como baixar o Firefox no Mac?

Você gostaria de baixar o Firefox no Mac e usá-lo em vez do Safari ou, em qualquer caso, “em combinação” com o último? Garanto que, mesmo neste caso, a operação que você precisa realizar não é nada complicada: pra isso, primeiro conecte-se à página de download do Firefox e clique no botão azul “Baixar agora”, localizado à esquerda.

O download da versão mais recente do arquivo de instalação do Firefox para macOS deve iniciar automaticamente. Portanto, aguarde alguns instantes pra que este procedimento seja concluído. Se o download não iniciar, clique no link “clique aqui” localizado no topo da página.

Quando o download for concluído, abra o arquivo “xx.xxdmg” do Firefox que e arraste o navegador para a pasta “Aplicativos” do macOS. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no ícone do “Firefox”, selecione o item “Abrir duas vezes seguidas” (esta operação só é necessária na primeira inicialização e serve pra contornar as restrições do macOS nas comparações de aplicativos de outros desenvolvedores certificados) e é isso.

Como baixar o Firefox no Ubuntu?

Como baixar o Firefox no Ubuntu?
Como baixar o Firefox no Ubuntu?

Se você usar Ubuntu, uma das variações Linux mais famosas e apreciadas do mundo, em teoria não deveria precisar instalar o Firefox, já que o navegador é incluído “como padrão”. Caso você o tenha desinstalado, no entanto, saiba que você pode reinstalá-lo com bastante facilidade.

Para fazer isso, primeiro inicie o Ubuntu Software clicando no ícone da sacola de compras laranja com a letra “A” dentro e, na janela que se abre, digite “Firefox” na barra de pesquisa localizada na parte superior. Depois disso, clique no botão “Instalar” e aguarde a instalação do programa.

Viu como é fácil instalar o Mozilla Firefox no seu computador? Siga nossas dicas e execute a instalação pra começar a usar um dos maiores e melhores navegadores da web do mundo!