Como atualizar o Firefox? – Tutorial para Windows e Mac!

Como atualizar o Firefox? Como podemos usar a versão mais recente desse navegador tão bom? Depois de usar o Internet Explorer e o Chrome, você decidiu que também gostaria de experimentar o Mozilla Firefox, mas ainda não conseguiu entender bem como atualizar o navegador.

Você já conseguiu baixar o navegador Mozilla Firefox de forma independente, mas não tem ideia de como atualizá-lo ou possivelmente verificar se há uma nova versão?

Não se preocupe, assim como os navegadores Microsoft e Google, o Firefox também inclui uma série de configurações que permitem definir a atualização automática: uma vez ativado, o navegador atualizará o programa de forma autônoma, sem excluir dados e configurações.

Você está interessado no assunto e gostaria de saber mais? Ok, então sugerimos que você se sente confortavelmente e reserve alguns minutos para ler com calma este guia interessante.

Explicaremos em detalhes como atualizar o Firefox em seu computador Windows e Mac. Então, leia com a gente e descubra como fazer isso!

Como atualizar o Firefox (Windows / Mac)

Como baixar o Firefox no Windows e Mac?
Como baixar o Firefox no Windows e Mac?

Como atualizar o Firefox pelo Windows ou Mac? Se, depois de instalar o navegador Mozilla Firefox, você quiser saber como atualizá-lo, primeiro você deve saber que, para ser honesto, existem duas maneiras de obter a versão mais recente do navegador.

O primeiro modo é totalmente automático, enquanto o outro envolve a atualização manual do navegador. Se você estiver curioso para descobri-los em detalhes e quiser aprender como atualizar o Firefox das duas maneiras, continue lendo as instruções que estamos prestes a dar.

Como já mencionado, o Firefox inclui uma função de atualização automática que verifica se há novas versões do programa, baixa e instale as mesmas no seu PC. Normalmente, tudo acontece silenciosamente o suficiente para que o usuário quase não precise fazer nada.

Se o seu Firefox baixou automaticamente as atualizações mais recentes, da próxima vez que você iniciar o navegador, você não se verá na frente da janela principal do programa, mas na frente de uma janela que informará sobre uma atualização em andamento para o Firefox. Nesse caso, basta aguardar alguns instantes para que a atualização seja instalada.

Ao final do breve procedimento, o Firefox irá verificar se todas as extensões instaladas no navegador são compatíveis com a nova versão do software recém-instalado e, em caso de incompatibilidade, irá convidá-lo a clicar em um botão para verificar se há atualizações para a extensão não incompatível.

Se uma versão atualizada não for encontrada, os complementos incompatíveis serão desabilitados automaticamente. Ao final do procedimento, a nova versão do Firefox será iniciada automaticamente e estará pronta para uso.

Se desejar, você pode verificar manualmente se o recurso do Firefox que baixa atualizações automaticamente está habilitado.

Para fazer isso, você deve clicar no botão de menu localizado no canto superior direito (símbolo de três linhas horizontais) e selecionar as opções do menu que aparece (símbolo de uma engrenagem).

Na janela que se abre, clique no item “Avançado” no menu lateral e, a seguir, clique na guia “Atualizações”. Você poderá então verificar as configurações dedicadas às atualizações do Firefox.

Em seguida, verifique se há uma marca de seleção ao lado do item “Instalar atualizações automaticamente” (recomendado: maior segurança).

Como baixar o Firefox?
Como atualizar o Firefox?

Como atualizar o Firefox manualmente? Se, por outro lado, você deseja verificar manualmente se há novas versões do Firefox sem esperar o download automático das atualizações, basta iniciar o navegador, clicar no botão de menu (símbolo de três linhas horizontais) localizado em no canto superior direito e selecione o item “Ajuda” (símbolo de interrogação). Em seguida, clique no item “Sobre o Firefox” no menu que aparece.

Neste ponto, você verá o número da versão do Firefox instalada no seu PC (sob o logotipo do programa) e, se houver atualizações disponíveis, o andamento do download da versão mais recente do navegador disponível (Download da atualização).

Assim que o download for concluído, você pode atualizar o Firefox simplesmente clicando no botão “Reiniciar o Firefox” para atualizar que aparece no lugar da porcentagem de progresso do download.

Assim que a instalação da atualização for iniciada, o navegador será reiniciado e será oferecido o assistente rápido que explicamos acima em referência à função de atualização automática. E pronto, o seu navegador está atualizado como você tanto queria.

Agora que já conseguiu e aprendeu a como atualizar o Firefox, aproveite seu navegador atualizado!