6 principais tipos de publicações que engajam o instagram

As redes sociais estão à disposição para serem utilizadas, e as empresas precisam entender que há vários tipos de postagem para engajamento no instagram e outras plataformas digitais. 

Entretanto, há diversas variáveis que precisam ser levadas em consideração para que este engajamento seja recorrente. 

tipos de publicações que engajam o instagram
tipos de publicações que engajam o instagram

Estar em destaque nas redes sociais leva tempo e um planejamento que deve se prolongar em diferentes etapas.

Aliás, é preciso contar com a ajuda de outras redes sociais, pois muitas estão vinculadas de forma comercial, o que é muito importante quando se trata de corporativismo. 

No caso do Instagram, um aplicativo que foi criado para ser utilizado nos telefones celulares, é preciso realizar diversas adaptações para que o engajamento seja crescente e presente no dia a dia dos usuários. 

Objetivos pensados dentro de planejamento

Antes de falar sobre os modelos de postagem que podem render maior engajamento, é preciso destacar a importância de um planejamento, qualquer que seja o posicionamento da empresa dentro das redes sociais. 

Dentre os objetivos definidos em um planejamento de marketing, os mais importantes se referem à divulgação da marca, geração de vendas diretas ou indiretas, aumentar o número de tráfego para as plataformas digitais e se posicionar como autoridade entre os concorrentes.

A criação de uma comunidade ao redor da marca também favorece a aproximação com os seguidores, proporcionando um relacionamento mais íntimo com os clientes e fidelizando esse público. 

Em relação ao Instagram, é possível estabelecer métricas que ajudam a alcançar esses objetivos. Por isso é preciso ficar atento em pontos específicos como:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas;
  • Interação nos Stories;
  • Publicações salvas.

Entretanto, é importante ressaltar que há marcas que já possuem um histórico no mercado consumidor e isso precisa ser considerado no decorrer das campanhas.

Ainda assim, para toda e qualquer empresa, a criação de campanhas publicitárias – principalmente nas mídias online – é necessária, pois ajudam na divulgação dos produtos, sejam novos ou estabelecidos entre os consumidores. 

Afinal, a ideia principal é sempre reforçar a presença e se posicionar como uma marca presente para o público.

Postagens devem levar a conteúdo atraente

O Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, focado no compartilhamento de fotos e imagens dos usuários. 

No entanto, com o surgimento de outras redes sociais, novas ferramentas foram adicionadas, centralizando em um único aplicativo diversas funções, ganhando cada vez mais a aderência e direcionamento para a relação entre marcas e clientes.

Por isso que há diversas possibilidades de publicação, e elas devem ser exploradas ao máximo quando se trata de Marketing Digital nas redes sociais. 

Há diversas maneiras de se destacar dentro do Instagram e muitas técnicas podem ser adaptadas às possibilidades que essa plataforma digital oferece e às necessidades do negócio.

  1. Stories para diversas funcionalidades

Desde 2016 presente no Instagram, os Stories são um espaço em que é possível postar vídeos curtos, de até 30 segundos, que podem servir como destaque e levar para diferentes caminhos, como uma postagem que precisa de engajamento, ou o link de uma loja virtual.

Ao utilizar uma hashtag (#) dentro da publicação, por exemplo, é possível associar ao Instagram Ads e turbinar a divulgação, ampliando o público que vai visualizar a publicação e compartilhar novidades da marca ou mesmo inserir os usuários na rotina de um lançamento.

Aliás, o engajamento se multiplica conforme ocorre o uso de postagens patrocinadas e conteúdos compartilháveis. 

No caso do patrocínio, essa é uma forma de garantir que o algoritmo da plataforma contribua com a campanha, mesmo que a proposta inicial seja de um engajamento orgânico, fazendo com que o material alcance mais pessoas dentro do público desejado.

Os stories podem ser realizados a qualquer momento, sempre com uma proposta informal de interação entre os seguidores e o perfil empresarial, estreitando mais o contato. 

A própria ferramenta oferece soluções inteligentes que permitem engajar publicando quiz, perguntas sobre os anseios e desejos dos consumidores, esquetes divertidas e testes de conhecimento. 

Conforme a presença da empresa dentro do ambiente digital, é possível publicar stories diariamente. Ou então a frequência pode ser relativa às possibilidades encontradas no dia a dia no ambiente de trabalho e na interação com os seguidores.

  1. Use o Instagram para fazer lives

O alcance de uma publicação está no número de seguidores que uma empresa tem dentro da plataforma do Instagram. O que ocorre é que se alguém compartilha utilizando as ferramentas disponíveis, esse público pode aumentar de forma considerável.

Por isso é importante apostar em lives, vídeos ao vivo convidando os usuários a conhecerem produtos ou serviços na prática, dentro de um tempo limitado. 

Inclusive, muitas pessoas tem interesse em conhecer os bastidores de uma campanha, ou como determinados objetos funcionam.

A proposta nesse tipo de publicação deve ser definida de maneira prévia, com um roteiro a ser seguido para não ficar falando sobre assuntos aleatórios, de modo a possibilitar a conversão e fidelização.

Isso também ajuda na organização do raciocínio, na abordagem que deve ser seguida e um tema que pode ser explorado por determinado período. 

Por exemplo, a abordagem de um tema mais complexo que envolve os processos da marca, ou até mesmo uma live shopping, podem ser realizados de maneira dinâmica e efetiva.

A experiência pode ficar ainda mais interessante para os seguidores pois essa ferramenta permite que até 3 pessoas sejam adicionadas para o bate-papo. 

Portanto, é possível amplificar o número de espectadores dentro de uma única live e aumentar de forma considerável os seguidores.

  1. Rotina de trabalho é ponto de interesse

Despertar a curiosidade dos internautas é uma forma de atrair muitas pessoas em um mesmo dia e horário. Há stickers dentro do Instagram que funcionam como calendário e contagem regressiva, por exemplo.

A chegada de um novo produto pode ser divulgada a partir de teasers dentro de publicações empregadas no feed de notícias ou no stories. 

Isso permite que o engajamento seja movido pela curiosidade dentro da rotina dos seguidores. 

Até mesmo a divulgação externa, utilizando a prática de SEO (Search Engine Optimization) pode ser uma saída interessante, atraindo usuários de outras plataformas digitais.

Por isso é importante saber como anunciar no Google Ads e aplicar as palavras-chave corretas para que a própria rede social seja um destaque dentro do site de buscas. 

Esse modelo de publicação pode estar atrelado à rotina de trabalho da empresa, com hashtags apresentadas no feed, nos stories, no Reels e no IGTV, que são as ferramentas presentes no Instagram.

  1. Estabeleça ações voltadas para o celular

O aplicativo do Instagram foi desenvolvido para ser utilizado dentro de um ambiente bastante específico: os smartphones. 

Os celulares modernos possuem câmeras que produzem fotos com qualidade e podem ser compartilhados na plataforma de maneira fácil e intuitiva.

Dessa forma, é preciso lembrar que é possível explorar as fotos publicadas pelos usuários junto a um produto ou serviço como forma de divulgação, promovendo a interação com os seguidores.

Assim como funciona o Facebook Ads, em que o algoritmo permite uma divulgação ainda maior a partir do investimento nessa ferramenta, o Instagram também abrange novos seguidores, ou aqueles que não interagem de forma constante.

É possível promover uma ação conjunta, inclusive, entre essas redes sociais, para garantir públicos distintos e que podem ser feitas utilizando o próprio celular. 

  1. Conteúdo informativo pode se tornar viral

Todo conteúdo publicado deve ser pensado muito bem, para que possa ter um alcance orgânico, ou mesmo que patrocinado, bastante amplo e efetivo para o público-alvo. 

Com isso é possível que ele seja compartilhado pelos seguidores em diferentes plataformas digitais, viralizando como ocorre em diferentes situações. Portanto, é preciso reforçar o conteúdo para que ele possa ser:

  • Educativo.
  • Informativo;
  • Inspirador;
  • Lúdico.

São conteúdos valiosos que podem ter um significado profundo para quem recebe, passando a ser compartilhado dentro do círculo social do usuário – ao qual a empresa não tem acesso. 

  1. Valorização de seguidor com promoções

Tenha sempre em mente que os seguidores estão com todo o poder de continuar acompanhando as novidades que são publicadas, e podem deixar de seguir a qualquer momento. 

Logo, manter esses usuários é imprescindível, e ainda atrair outros que possuem o mesmo interesse. 

Para garantir a permanência constante, é preciso oferecer algo em troca, e isso pode ser resolvido por meio de promoções e ofertas exclusivas.

Dependendo dos produtos e serviços oferecidos, é possível estimular a visita à loja física, ou à loja virtual, para buscar cupons que valem descontos, ou então a participação em sorteios. 

Vale lembrar que os sorteios estão proibidos dentro da plataforma do Instagram e, por isso, é preciso verificar a legislação vigente e como trabalhar respeitando, inclusive, o Código de Defesa do Consumidor, relacionando as opções aos interesses do público e objetivos.

Profissionalização do marketing é essencial

As publicações dentro do Instagram servem como atrativo para outras plataformas digitais, principalmente as lojas virtuais e todo o e-commerce no qual as empresas estão envolvidas. 

Para que tudo ocorra de forma atraente, dentro do planejamento estipulado, é necessário criatividade em todos os momentos. Todas as publicações precisam demonstrar empatia, bom senso e respeitar a inteligência dos usuários. 

A contratação de uma agência de comunicação especializada em marketing digital pode ajudar, e muito, uma empresa que está dando os primeiros passos na divulgação online.

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