Um passeio pela região central da Itália em 12 fotografias

FOTO: Flagrante em Pisa, na região da Toscana/ CRÉDITO: Lalá Ruiz

“Tra Porte e Angoli” – Um passeio por Marche, Umbria, Toscana e Lazio é o nome da exposição que a jornalista Lalá Ruiz, editora do site Notícias Crônicas, abre no dia 8 de Abril (segunda-feira), na Casa D’Italia, como parte da programação da 25ª Semana Italiana de Campinas. A mostra fica em cartaz até o final do mês e é composta por 12 pôsteres com fotografias em preto e branco que apresentam um olhar muito particular sobre a vida em algumas cidades das regiões que compõem o centro da Itália.

As fotografias foram tiradas durante duas viagens distintas, realizadas pela jornalista em 2008 e 2018. Abrangem desde um flagrante de duas simpáticas senhoras colocando o papo em dia numa ponte em Pisa, na Toscana, aos pitorescos e pequenos comércios da surpreendente cidade medieval de Arcevia, no Marche. Completam a exposição imagens de Peruggia (Umbria), Florença (Toscana), Fabriano (Marche) e Roma (Lazio).

A SEMANA ITALIANA

A 25ª Semana Italiana tem início neste sábado (6/4/2019) e terá uma série de eventos culturais e gastronômicos. Entre os destaques, a tradicional Spaghettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio e a Festa Italiana no Largo Santa Cruz, no bairro Cambuí. Confira a programação:

6/4/2019 (SÁBADO)
12h – Abertura da Semana Italiana com o hasteamento da bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, com a participação do Coral Pio XI e regência do maestro Márcio Urban. Local: Casa D’Itália (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP).

7/4/2019 (DOMINGO)
11h – Missa celebrada em italiano pelo Padre Alfiero, com o Coral Santana, na Igreja São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio.
12h – Tradicional Spaghettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio, com som ao vivo, e comidinhas típicas na Praça Dom Agnello Rossi. Entrada gratuita.

8/4/2019 (SEGUNDA-FEIRA)
20h – Vernissage da exposição “Tra Porte e Angoli” – Um Passeio por Marche, Umbria, Toscana e Lazio, de Lalá Ruiz. Local: Casa DItália (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP). Entrada gratuita. A mostra fica em cartaz até o final de Abril e pode ser visitada no horário comercial.

9/4/2019 (TERÇA-FEIRA)
20h – Entrega do Título de Cidadão Campineiro ao empresário Antônio José Scalabrini. Local: Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP). Só para convidados do homenageado.

10/4/2019 (QUARTA-FEIRA)
19h – Apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos). Local: Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP). Entrada gratuita.

11/4/2019 (QUINTA-FEIRA)
19h – Sessão de Cinema com o filme “Perfeitos Desconhecidos”, uma comédia tipicamente italiana dirigida por Paolo Genovese, com apresentação de Laura Ligabò. Local: Casa D’Itália (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP). Entrada gratuita.

12/4/2019 (SEXTA-FEIRA)
19h – Sessão de Cinema com o filme 7 Km de Jerusalém. A película faz uma representação moderna de Jesus e busca unir religiões. Após a sessão haverá DVDs disponíveis para a venda. Local: Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí, Campinas, SP). Entrada gratuita.

14/4/2019 (DOMINGO)
A partir das 12h – Festa Italiana com barracas de comidas típicas, food trucks, bebidas e música ao vivo. Local: Largo Santa Cruz, Cambuí, Campinas, SP. Entrada gratuita (paga-se o que for consumir).

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments