Festival Literário Internacional de Poços de Caldas chega à 14ª edição

FOTO: Depositphotos

A 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) será realizada entre 27 de Abril e 5 de Maio. O evento na simpática cidade do sul de Minas Gerais terá como palco o Espaço Cultural da Urca e contará com a participação de escritores brasileiros e estrangeiros para lançamentos de livros e mesas de debates dos mais variados assuntos. O tema deste ano é Literatura sem Fronteiras, tendo como patrono o escritor Jorge Schwartz.

Entre os nomes confirmados na edição 2019 da Flipoços estão Evandro Affonso Ferreira, autor de livros como Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus (Record), O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam (Record) e Nunca Houve Tanto Fim Como Agora (Record), e o poeta Eucanaã Ferraz, que lançará livro e falará sobre Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) um dos grandes nomes da poesia portuguesa do século 20.

Também integra a lista de convidados o jornalista Fernando Scheller, que atuou nos jornais O Estado de S. Paulo e Gazeta do Povo (Curitiba) e TV Globo, além da emissora de televisão alemã Deutsche Welle. Em 2011, escreveu o livro Paquistão, Viagem à Terra dos Puros (Editora Globo), sobre o cotidiano de uma família muçulmana vivendo na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

A jornalista Cristina Serra, autora do recém-lançado Tragédia em Mariana – A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil, vai tratar sobre essa questão tão delicada e pertinente durante o evento. Ela trabalhou no Jornal do Brasil, na revista Veja e na Rede Globo. Em 2015, foi escalada para a cobertura do desastre em Mariana, pelo Fantástico. No começo de 2018, ajudou a fundar o canal digital My News, juntamente com Marta Luquet.

Na linha da literatura e psicologia, tema abordado anualmente no evento, o Flipoços recebe a autora Silvia Lobo, que lança no evento livro Mães que Fazem Mal – Um Novo Olhar Para a Maternidade. Silvia é psicanalista, socióloga e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro do Espaço Potencial Winnicott-SP e autora de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Um dos pensadores contemporâneos mais celebrados do Brasil e tradicional palestrante do Flipocos, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella volta a Poços de Caldas para o lançamento do inédito Vida Viciosa ou Vida Virtuosa?. O Flipoços 2019 também homenageará os 180 anos de Machado de Assis e debaterá os rumos do mercado editorial (a programação completa pode ser conferida no site oficial do evento).

O EVENTO

O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais e em 13 edições recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. No ano passado, o festival foi o vencedor do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018 na categoria Cadeia Produtiva, prêmio este que busca reconhecer e valorizar as empresas e institutos que investem em projetos de incentivo à leitura.

Estamos planejando uma grande festa latina em Poços em que a literatura e as artes de alguns países da América Latina, serão destaque.” (Gisele Ferreira, curadora do Festival)

PARALELAMENTE…

…à 14º Flipoços, ocorre também a 14ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, evento que faz parte do Calendário Nacional das principais feiras de livros do Brasil. Participam 80 expositores, com 50 mil títulos à venda. Entre eles estão: Editora Nandyala, Livros da Hora, Os Menores Livros do Mundo, Editora Coerência, Pé da Letra, Editora Aletria, Livraria Palavra que Edifica, Editora Vozes, Senac Editora, Edições Sesc SP, Queen Books, Cooper Books, Irdin Editora, Página Editora, Portal Editora, Web Livros, Maluco por Leitura, Nerds Colecionáveis, Multilivros, Ôba Books e Book Shop, entre outros, além de escritores independentes e poços-caldenses.

…também ocorre o Flipocinhos, evento voltado para o público infantil organizado em parceria com o Sesc Minas e com uma curadoria elaborada para o incentivo à cultura e à leitura. A programação buscar reunir os melhores profissionais que atuam no setor, tais como escritores, artistas e contadores de histórias.

SERVIÇO

Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços)
Data: De 27 de Abril e 5 de Maio de 2019
Local: Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, Poços de Caldas, MG)
Mais informações: www.flipocos.com

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments