Confira uma seleção de vinhos para a temporada mais quente do ano

FOTO: Pixabay

Diz o senso comum que a cerveja geladinha é a bebida ideal para os dias quentes de verão, especialmente no Brasil. Porém, o vinhos também são uma excelente opção à mesa, mesmo com as altas temperaturas da temporada. Além disso, são boas companhias na praia ou à beira da piscina. Pensando nisso, o sommelier da Decanter Campinas, Pedro Bannitz, preparou uma série de dicas de harmonizações para o verão, sempre com uma indicação de rótulo. Confira as indicações e tintim!

Espumantes e brancos

Por serem mais refrescantes e menos encorpados, os vinhos espumantes e brancos são ideais para harmonizar com vegetais, ervas aromáticas, queijos leves e outros petiscos típicos do verão. Para não errar na escolha, a dica é optar por sabores frutados, excelentes para a limpeza da boca e o equilíbrio dos sabores.

O sommelier indica: o espumante francês Kriter Brut

Brancos com passagem em carvalho

São indicados para harmonizar com pratos mais elaborados, como peixes e massas com molho branco. Esse tipo de vinho realça a percepção de texturas e, segundo explica o especialista, cria novas perspectivas de sabor.

O sommelier indica: o chileno De Martino Gran Reserva Legado Chardonnay

 

Rosés da costa mediterrânea

Ótima opção para dias de calor na praia ou mesmo à beira da piscina. Com exuberância aromática, delicadeza e frescor das frutas usadas em sua produção, esse tipo de rótulo também acompanha finger foods e petiscos em geral.

O sommelier indica: o francês Claude Val Rosé

Tintos

Sim, dá para tomar vinho tinto no verão, desde que sejam menos encorpados – com menor graduação alcoólica – e maior acidez. Uvas como a Pinot Noir e rótulos produzidos nas regiões da Valpolicella (Itália) e Beaujolais (França) são as sugestões perfeitas para harmonizar com as carnes vermelhas, por exemplo.

O sommelier indica: o francês François Labet Pinot Noir

 

SERVIÇO

A Decanter possui duas lojas em Campinas, uma no Gramado Mall (Alameda dos Vidoeiros, 455, Bairro Gramado) e outra no bairro Cambuí (Rua Coronel Quirino, 2.009). Mais informações: www.facebook.com/DecanterCampinas

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments