Restaurante Mãe Terra aposta na culinária saudável e natural

FOTO: Fachada do Mãe Terra/ CRÉDITO: Lalá Ruiz

Inaugurado há poucos meses no condomínio empresarial Praça Capital, em Campinas, o restaurante Mãe Terra aposta em um cardápio saudável e variado, feito apenas com ingredientes naturais frescos e carnes brancas (frango e peixe). O menu leva a assinatura do chef Moisés Chocolate e entre as delícias servidas pela casa estão o gnocchi de abóbora com molho Roquefort; a moqueca de banana-da-terra com palmito pupunha assado; e a paella vegetariana.

“É imensa a quantidade de temperos e especiarias que, se bem explorados, resultam em uma variedade de pratos diferentes e com sabores surpreendentes”, diz Fabiano Silva, proprietário do estabelecimento, cujo menu é decidido no dia, a partir dos ingredientes comprados na Ceasa. Quando visitei o restaurante, um dos pratos do bufê, que funciona ao estilo self-service e a preço fixo por pessoa, era um delicioso bobó de legumes. Segue a receita:

(CRÉDITO: Divulgação)

 

Bobó de legumes do restaurante Mãe Terra

INGREDIENTES
1 moranga média
500g de mandioca cozida
2 abobrinhas em cubos pequenos
2 cenouras em cubos pequenos
1 cebola média
1 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 pimentão amarelo em cubos pequenos
2 tomates maduros em cubos pequenos
4 dentes de alho amassados
300g de palmito em cubos pequenos
100g de milho verde
100g de ervilhas frescas
1 maço pequeno de cebolinha picado
1 maço pequeno de coentro picado
500ml de leite de coco
200ml de leite
200ml de creme de leite fresco
1 pimenta dedo de moça picada
Sal a gosto
Azeite de dendê a gosto

CALDO DE FRUTOS DO MAR
1 cabeça de peixe grande
Cascas de camarão
1 cebola
1 cenoura
1 alho-poró
1 talo de salsão
1 ramo de tomilho
2 litros de água
sal a gosto

300g de Catupiry para decorar

MODO DE PREPARO
Aqueça uma panela grande com água e coloque a moranga para cozinhar por 20 minutos. Tire da panela e abra a abóbora por cima, retirando a tampa. Retire a sementes e reserve. Cozinhe a mandioca por 20 minutos na panela de pressão e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê, coloque o alho e acrescente a cebola, os pimentões, o palmito, a cenoura, a abobrinha, a ervilha, o milho, a pimenta dedo de moça, o coentro, a cebolinha e o caldo de peixe. Deixe refogar por 10 minutos. Pegue a mandioca cozida e coloque no liquidificador, acrescentando o leite de coco, o creme de leite fresco e bata tudo até ficar uma massa homogênea e lisa. Coloque a massa na panela com os legumes refogados e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Para a montagem coloque o Catupiry no fundo da abóbora e disponha o bobó por cima, fazendo camadas até encher. Depois é só finalizar com dendê, cebolinha e coentro. Decore com camarões salteados por cima.

  • Em tempo 1: As sobremesas também seguem a proposta de culinária saudável. Entre elas estão o cheesecake de tapioca com calda de cupuaçu e o pudim de leite.
  • Em tempo 2: Apesar de localizado em um condomínio empresarial, o restaurante é aberto ao público em geral. O Praça Capital dispõe de estacionamento, que é grátis para os clientes do Mãe Terra aos sábados (durante a semana, paga-se o tempo permanência).
  • Em tempo 3: Às sextas-feiras são temáticas.

SERVIÇO

Mãe Terra Culinária Natural
Endereço: Avenida José Rocha Bonfim, 214, Condomínio Praça Capital, Campinas, SP
Telefone: (19) 3208- 1023
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30; aos sábados, das 12h às 16h
Capacidade: 120 lugares
Acesso para deficientes: Sim
Preço: R$ 26,90 (de segunda a sexta-feira) e R$ 35,90 (aos sábados; crianças de 6 a 11 anos ganham 50% de desconto e até 5 anos não pagam)
Mais informações: www.facebook.com

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments