Campinas recebe 15 filmes da 42ª Mostra de Cinema de São Paulo

FOTO: Cena de Europa, de Lars Von Trier/ CRÉDITO: Divulgação

A tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira (18/10/2018) com a exibição de 336 filmes em 23 espaços da Capital e do interior, incluindo Campinas. Este ano, 15 produções que integram a 42ª edição do festival serão exibidas na Sala Umuarama do Instituto CPFL, entre os dias 20 e 31 de Outubro.

Fazem parte da programação em Campinas produções e coproduções oriundas dos seguintes países: Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Polônia, Índia, Macedônia, Grécia, Egito, França, Catar, Emirados Árabes Unidos, Itália, Canadá, Argentina, Holanda, Suíça, EUA, Irã, Dinamarca, Chile, Croácia e Romênia.

Entre os destaques estão Europa, filme de 1991 do dinamarquês Lars Von Trier, e os documentários Kusama – Infinito, sobre a artista Yayoi Kusama, que nos anos 1960 produziu esculturas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã, e Futebol Infinito, sobre um atleta frustrado que defende uma revolução nas regras do esporte.

Cena de Gutland, que abre a programação na CPFL (CRÉDITO: Divulgação)

 

Confira a programação da Mostra em Campinas

  • 20/10/2018 (SÁBADO)

17h – Gutland
Direção: Govinda Van Maele
Duração: 107 minutos
País: Luxemburgo/ Bélgica/ Alemanha
Idioma: Luxemburguês e alemão, com legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Homem com passado misterioso chega a uma vila apenas com uma mala. Ele procura trabalho, mas os habitantes do local, desconfiados e hostis, lhe negam qualquer oportunidade. Apenas quando Lucy, a indisciplinada filha do prefeito, o acolhe, é que os cidadãos passam a integrá-lo na rotina da cidadezinha. Mas, com o passar do tempo, fica evidente que ele não é o único no lugar que esconde um passado sombrio.

19h – Rosas Selvagens
Direção: Anna Jadowska
Duração: 97 minutos
País: Polônia
Idioma: Polonês, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Após estadia em um hospital, Ewa retorna à sua vila, onde trabalha em uma plantação de rosas. Ela precisa se reaproximar dos dois filhos e do marido, que passou meses trabalhando em outro país. Mas Ewa também precisa tomar uma decisão sobre Marcel, um aluno de colegial com quem mantém um caso amoroso.

  • 21/10/2018 (DOMINGO)

17h – As Sombras do Deserto
Direção: Jayakrishnan Subramanian e Franziska Schoenenberger
Duração: 86 minutos
País: Índia e Alemanha
Idioma: Tâmil e inglês, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Baskaran deixou a Índia e se mudou para Dubai. A ideia era encontrar melhores condições de vida, mas ele acaba voltando ao país natal em um caixão. Sua mulher e agora viúva, Sundari, rejeita a teoria de que o homem se matou. Ela pede para que seu primo, o cineasta Jayakrishnan Subramanian, investigue a causa da morte.

19h – O Ingrediente Secreto
Direção: Gjorce Stavreski
Duração: 104 minutos
País: Macedônia e Grécia
Idioma: Macedônio com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Vele é um mecânico ferroviário que cuida do pai com câncer. Para amenizar as dores, ele desenvolve um bolo com maconha. Sua paz termina quando traficantes e vizinhos querem descobrir a fórmula do doce. Vele e o pai, então, rumam para uma cidade remota, onde costumavam passar férias. Contudo, o chefe da máfia os encontra e diz que poupará a vida deles em troca da receita.

  • 22/10/2018 (SEGUNDA-FEIRA)

19h – Rosas Venenosas
Direção: Ahmed Fawzi Saleh
Duração: 70 minutos
País: Egito, França, Catar e Emirados Árabes Unidos
Idioma: Árabe, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Taheya, uma mulher de 28 anos, vive em um bairro pobre do Cairo, repleto de curtumes. Ela quer impedir os planos do irmão caçula, Saqr, que pretende fugir do país a bordo de um barco de refugiados rumo à Itália. Pelos becos mal iluminados e estreitos da região, um xamã, que observa Taheya, oferece a ela uma solução misteriosa para seus problemas.

  • 23/10/2018 (TERÇA-FEIRA)

19h – Garotos Choram
Direção: Damiano e Fabio D’Innocenzo
Duração: 96 minutos
País: Itália
Idioma: Italiano, com legendas eletrônicas em português
Classificação indicativo: 18 anos
Sinopse: Mirko e Manolo são melhores amigos que moram nos subúrbios de Roma, onde vivem em condições precárias. Eles ainda estão na escola e sobrevivem por meio de subempregos. Depois de causarem um atropelamento e fugirem, descobrem que o homem que mataram era procurado pela máfia local. Atraídos pelo dinheiro fácil e pelas ilusões de uma carreira próspera, os dois logo se veem envolvidos com o submundo do crime.

  • 24/10/2018 (QUARTA-FEIRA)

19h – Firecrackers
Direção: Jasmin Mozaffari
Duração: 93 minutos
País: Canadá
Idioma: Inglês, com legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Lou e Chantal são duas melhores amigas que planejam deixar o lugar onde vivem. Tudo muda quando Chantal é abusada pelo possessivo ex-namorado. Tomadas pela raiva, as meninas decidem se vingar. As consequências, porém, colocam em risco as chances de mudança que as jovens tanto almejam.

  • 25/10/2018 (QUINTA-FEIRA)

19h – La Omisión
Direção: Sebastián Schjaer
Duração: 90 minutos
País: Argentina, Holanda e Suíça
Idioma: Espanhol, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Paula, uma jovem de 23 anos, deixa Buenos Aires e se muda para uma cidade industrial coberta de neve, no sul da Argentina. Ela começa a procurar emprego com o único objetivo de guardar dinheiro. Mas a falta de um trabalho, um lar e de estabilidade emocional faz com que essa busca se torne uma jornada interna e pessoal.

  • 27/10/2018 (SÁBADO)

17h – Kusama – Infinito
Direção: Heather Lenz
Duração: 80 minutos
País: EUA
Idioma: Inglês, com legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: A vida e a obra da artista Yayoi Kusama, nascida em uma família conservadora, na área rural do Japão. Em 1958, ela se mudou para Nova York e, embalada pela revolução política e social americana dos anos 1960, produziu esculturas ousadas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã. O documentário explora a infância difícil de Kusama, o preconceito, o machismo que sofreu em seu trabalho e sua internação voluntária numa clínica psiquiátrica.

19h – A Plantação de Laranjas
Direção: Arash Lahooti
Duração: 105 minutos
País: Irã
Idioma: Farsi, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Aban é uma mulher de 45 anos que gerencia uma fazenda de laranjas no norte do Irã, um campo de trabalho amplamente dominado por homens. Ela lidera uma equipe formada exclusivamente por mulheres, que trabalharão temporariamente na colheita. O objetivo é vencer seu competidor, o fazendeiro Kazem. Mas Aban precisa superar obstáculos no percurso, como greve de funcionárias e até um roubo em sua propriedade.

  • 28/10/2018 (DOMINGO)

17h – Deixem os Velhos Morrerem
Direção: Juri Steinhart
Duração: 92 minutos
País: Suíça
Idioma: Suíço-alemão, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Kevin vive em um tempo e em um lugar onde tudo é permitido e aceito. Ele quer uma revolução! Mas contra o quê? Sua vida confortável e sem problemas o deixa entediado e o aborrece. Kevin decide, então, estabelecer uma comuna com seu melhor amigo, Manuel. Como um ritual de iniciação, os neorrevolucionários destroem seus smartphones: eles querem a volta das emoções verdadeiras, o fim das convenções e escapar do consumismo.

19h – Europa
Direção: Lars von Trier
Duração: 113 minutos
País: Dinamarca
Idioma: Inglês, com legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse: Na Alemanha, em 1945, a escuridão se sobrepõe a uma nação conquistada e destruída. Leo Kessler, um americano de ascendência germânica, chega ao país no pós-guerra e consegue um emprego na Linha Ferroviária Zentropa, propriedade de Max Hartmann, um simpatizante do nazismo. Vencedor de Melhor Contribuição Artística, do Grande Prêmio Técnico e do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

  • 29/10/2018 (SEGUNDA-FEIRA)

19h – Enigma
Direção: Ignacio Juricic Merillán
Duração: 80 minutos
País: Chile
Idioma: Espanhol, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Nancy é convidada a participar de um programa de televisão sobre mistérios nunca resolvidos, cujo episódio irá contar a história de sua filha, uma jovem lésbica que foi brutalmente assassinada, um crime que permanece há oito anos sem solução. Enquanto decide se participará ou não da atração, Nancy confronta sua família para saber a versão de cada um sobre os eventos do passado e, aos poucos, descobre mais sobre a vida da filha.

  • 30/10/2018 (TERÇA-FEIRA)

19h – Chris, o Suíço
Direção: Anja Kofmel
Duração: 94 minutos
País: Suíça, Alemanha, Croácia e Finlândia
Idioma: Suíço alemão, alemão e inglês, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Croácia, janeiro de 1992. No meio das guerras iugoslavas, Chris, um jovem jornalista suíço, é encontrado morto em circunstâncias misteriosas, vestindo o uniforme de um grupo mercenário internacional. Vinte anos depois, sua prima, a diretora Anja Kofmel, decide investigar essa história, tentando entender qual foi realmente o envolvimento de Chris no conflito.

  • 31/10/2018 (QUARTA-FEIRA)

19h – Futebol Infinito
Direção: Corneliu Porumboiu
Duração: 70 minutos
País: Romênia
Idioma: Romeno, com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Laurențiu cansou do futebol como ele é. Depois de sofrer duas sérias contusões quando era jovem, ele passou a defender a ideia de que o esporte deve ser modificado: o futebol deveria se ver livre das restrições, as normas precisam ser revisadas e os jogadores necessitam ser atribuídos a zonas no campo e a subequipes. O diretor Corneliu Porumboiu volta a Vaslui, sua cidade natal, para entender as ideias de Laurentiu, irmão de um amigo de infância.

SERVIÇO

42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em Campinas
Data: De 20 a 31 de Outubro de 2018
Local: Sala Umuarama do Instituto CPFL (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera)
Capacidade: 162 lugares
Preço: Entrada gratuita
Mais informações: www.institutocpfl.org.br/agenda

Feliz Ano Velho: um filme mais que necessário

A programação da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Além disso, desde o ano passado o festival passou a apresentar filmes de realidade virtual.

E um dos filmes da seção Restaurações merece destaque: Feliz Ano Velho, que completou 30 anos em 2017. Com direção e roteiro de Roberto Gervitz, é baseado no livro autobiográfico e homônimo de Marcelo Rubens Paiva, com restauro e masterização de imagem da O2 Pós e restauro e remasterização da trilha sonora assinada pela JLS.

Malu Mader e Marcos Breda em cena de Feliz Ano Velho (CRÉDITO: Divulgação)

 

Porque chamo a atenção para esse filme: Feliz Ano Velho é o retrato de uma época. Inspirado no drama de Marcelo Rubens Paiva, também apresenta um recorte da vida no Brasil sob a ditadura militar, uma parte trágica da nossa história recente que vem sendo renegada e questionada por conta da intolerância/polarização política.

Além disso, o filme tem tudo a ver com Campinas, tanto que poderia até fazer parte da programação local (alô, CPFL, #ficaadica). Para quem não leu o livro ou assistiu ao filme, o escritor e jornalista estudava na Unicamp quando ficou paraplégico. Personagens citados por ele no livro, como o percussionista Ding Dong, ainda agitam a cultura da cidade.

À época do lançamento, o longa-metragem teve première em Campinas, no extinto Cine Regente, no centro, com a presença do ator Marcos Breda. Depois, rolou até uma super festa na badalada boate Apô, que ficava na Avenida Princesa D’Oeste, perto do estádio do Guarani. Fui nos dois eventos e digo que foi um acontecimento.

ANOTE NA AGENDA

  • Feliz Ano Velho será exibido em São Paulo no dia 26 de Outubro, às 21h, no Cinesesc, e no dia 29, às 19h na Sala BNDES da Cinemateca. Haverá debate após a sessão.
  • Mais informações sobre a Mostra de São Paulo: 42.mostra.org

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments