Setembro em Campinas: um roteiro com eventos culturais gratuitos

FOTO: Exposição de Arte Xerox da Feira SUB/ CRÉDITO: Divulgação 

Sim, os tempos estão difíceis e a grana anda curta. Mas, a falta de dinheiro não é desculpa para deixar de prestigiar eventos culturais em Campinas (SP), uma vez que boa parte deles tem entrada franca. Assim, o site Lalá Ruiz – Notícias Crônicas fez uma seleção com sugestões de programas gratuitos que ocorrem durante o mês de Setembro na cidade. Tem música, cinema, feira editorial e encontro de ficção científica. Confira e aproveite:

1. Cinema: Hilda Hilst Pede Contato

O documentário Hilda Hilst Pede Contato, que ficou em cartaz apenas por uma semana no circuito comercial da cidade, será exibido no Sesc-Campinas, em sessão que contará com a participação da diretora Gabriela Greeb. O filme sobre a escritora Hilda Hilst, que viveu em Campinas, é baseado no livro de autoria da própria Gabriela sobre as tentativas de Hilda de se comunicar com os mortos na busca de respostas sobre a vida, a morte e a literatura.

Gabriela Greeb é autora de filmes de ficção, documentários e videoinstalações. Estudou Filosofia no Brasil e na França, onde viveu entre 1989 e 2000, quando passou a se dedicar ao cinema. Lançou o longa-metragem A Mochila do Mascate (2006), sobre o diretor e cenógrafo de teatro Gianni Ratto, obra finalista do prêmio de público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

  • Data: 5/9/2018 (QUARTA-FEIRA)
    Horário: 19h
    Local: Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270, Bonfim)
    Preço: Grátis, com retirada de ingressos na Central de Atendimento com duas horas de antecedência

2. Instituto CPFL: mês da cultura oriental

A programação do mês de Setembro no Instituto CPFL (Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas, fone: 19 3756-8000) será dedicada à cultura oriental, com a realização de quatro debates no Café Filosófico CPFL, 16 sessões de cinema com filmes chineses e um concerto de música contemporânea. Confira a programação:

Documentário China Vista do Céu (CRÉDITO: Divulgação)

 

  • Mostra Cinema e Reflexão – Cine CPFL
    Mostra de Cinema Chinês. Ao longo do mês, serão exibidos dois filmes toda quarta e quinta-feira.
    5/9/2018 (QUARTA-FEIRA)
    17h – China Vista do Céu, produção do Escritório de Divulgação do Conselho Estatal da República Popular da China (China from Above, China, 104 min, 12 anos)
    19h – A Canção da Fênix, de Wu Tianming (Song of The Phoenix, China, 2013, 110 min, 12 anos)
    6/9/2018 (QUINTA-FEIRA)
    17h – O Reino Macaco: Tumulto no Céu, de Wan Laiming e Tang Cheng (The Monkey King: Uproar in Heaven, China, 1961, 85 min, 12 anos)
    19h – Confúcio, de Hu Mei (Confucius, China, 2009, 120 min, 12 anos)
    12/9/2018 (QUARTA-FEIRA)
    17h – A Promessa de Amei, de Ding Hei (Promise, China, 2005, 97 min, 12 anos)
    19h – Dias de Hutong, de An Zhanjun (Hutong Days, China, 2007, 101 min, 16 anos)
    13/9/2018 (QUINTA-FEIRA)
    17h: Um Longo Caminho, de Zhang Yimou (Riding Alone for Thousands of Miles, China, 2005, 107 min, 16 anos)
    19h: Dias Iluminados, de Na Zhanjung (Glittering Day, China, 2009, 107 min, 12 anos)
    19/9/2018 (QUARTA-FEIRA)
    17h: Cidade Vazia, de Hu Qiang (Empty Town, China, 2006, 87 min, 12 anos)
    19h: O Nó, de Yin Li (The Knot, China, 2006, 110 min, 12 anos)
    20/9/2018 (QUINTA-FEIRA)
    17h: Urtin Duu: A Longa Canção, de Hasichaolu (Urtin Duu, China, 2008, 117 min, 12 anos)
    19h: O Último Tusi, de Jin Shen e Chen Mingxin (The Last Headwoman, China, 2007, 85 min, 12 min)
    26/9/2018 (QUARTA-FEIRA)
    17h: O Bom Homem de Jiangbei, de Liu Xin (Good Man, China, 2007, 79 min, 12 anos)
    19h: Você e Eu, de Ma Liwen (You and Me, China, 2005, 85 min, 12 anos)
    27/9/2018 (QUINTA-FEIRA)
    17h: Anel de Flor de Arco Íris, de Liang Ming (The Ring of Rainbow Flower, China, 2008, 95 min, 12 anos)
    19h: Voluntário, de Pan Anzi (Volunteer, China, 2007, 81 min, 12 anos)
  • Café Filosófico CPFL – Ocidente e Oriente em Diálogo
    Série de debates sobre cultura oriental reúne especialistas no tema ao longo do mês. A curadoria é de Antonio Florentino Neto.
    7/9/2018 (SEXTA-FEIRA), 19h – Oriente e Ocidente: proximidades e distâncias, com os filósofos Antonio Florentino neto e Oswaldo Giacoia Jr.
    14/9/2018 (SEXTA-FEIRA), 19h – Índia: razão e religião, com o filósofo Dilip Loundo
    21/9/2018 (SEXTA-FEIRA), 19h – Made in China, com a cientista social Rosana Pinheiro Machado
    28/9/2018 (SEXTA-FEIRA), 19h Budismo e modernidade no século 21, com o monge budista Joaquim Monteiro
  • Música Contemporânea
    Programas dedicados à música do nosso tempo, tem como proposta desafiar os conceitos de canção popular e erudita no século 21.
    22/8/2018 (SÁBADO), 20h – Paixão pela Natureza, com Duo Portinari (Peter Pas na viola e Soledad Yaya na harpa)

Mais informações: institutocpfl.org.br

3. Música: Icefire 4tet

Em turnê pelo sul e sudeste do Brasil, o grupo italiano de jazz Icefire 4tet estará em Campinas em Setembro para um show e um workshop. A apresentação será na escola Pró Música e o workshop no no CEU do Jardim Florence I. A realização é da Chorus Escola de Música em parceria com a Pró Música (show) e com o Instituto Anelo (workshop).

O grupo Icefire 4tet foi formado na cidade de Turim e é composto por três italianos – Cesare Mecca (trompete), Alessandro Minetto (bateria) e Matteo Piras (contrabaixo) – e um ítalo-brasileiro – Gledison Zabote (saxofone tenor). Sua principal caracterísitca é explorar as performances das formações jazzísticas conhecidas como “pianoless”, ou seja, sem piano.

O grupo italiano Icefire 4tet (CRÉDITO: Divulgação)

 

Nas suas apresentações, o Icefire 4tet mostra um repertório composto por músicas originais por releituras standards do jazz. Já nos workshops que realiza, o quarteto busca abordar, de forma prática e também teórica, os elementos que compõem e caracterizam as formações “pianoless”.

  • Data: 9/9/2018 (DOMINGO) – Show
    Horário: 18h
    Local: Pró Música (Avenida Palmital, 41, Jardim Flamboyant)
    Preço: Entrada franca com contribuições voluntárias ao final da apresentação
  • Data: 10/9/2018 (SEGUNDA-FEIRA) – Workshop
    Horário: 19h
    Local: CEU Jardim Florence (Rua Lasar Segall, 110, Jardim Florence I)
    Preço: Entrada franca

4) Arte impressa: Feira SUB

A terceira edição da Feira SUB, evento dedicado à arte impressa e publicações independentes, contará com a participação de 69 expositores, além de uma programação de oficinas, exposições, exibição de documentário e bate-papo. A feira em si ocorre no dia 15 de Setembro, mas a programação paralela já começou.

  • Feira SUB
    Data: 15/9/2018 (SÁBADO)
    Horário: Das 11h às 21h
    Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink (Rua Benjamim Constant, 1.633, Centro, Campinas, ao lado da Prefeitura)
  • Expositores
    Ágatha, AForca, aline shinzato, Ana Francotti, anaiaiá, Ariane Ventos, Astronave de Papel, Atelier Daniela Galanti, BESOURA, Borogodó Editora, Cabaré Subterrâneo, Caio Mascarello, Carriero, Chorona, Coletivo Algor, coletivo BICUDA, Conspire Edições, Coticoá, Cultura e Barbárie, Dani Akemi/Tihana Tezukuri, Diego Alves de Carvalho, 2 no Telhado, DRONE DRONE DRONE, Dublinense / Não Editora, Edições Barbatana, Edições Breu, Edições de Zaster + Rart Rixers, Edições Jabuticaba, Editora Cobogó, Editora Incompleta, Editora Lamparina Luminosa, Editora Urutau, .entre.edições – Mariana Meloni, Experimentos Impressos, Flora Próspero, Fotolab Linaibah, Galo, Grafatório Edições, gráficafábrica, Gusta Vicentini, Helena Ariano, ITEM72ForCollectors, Kamikaze Publicações, La Tosca, Lívia Zafanelli, Lote 42, LUZE PRINTS, Malha Fina Cartonera, Matheus Hofstatter, Móri Zines, Oficina do Prelo, ÔZé Editora, Patrícia Cividanes, PHONTE88, Poupée Rouge Publicações Independetes, quaseditora, Sara Sallum, selo doburro, Selo Sete Martes, Sofia Brito, Studio Treze, Tais F. Bêrtollim e Mayara Polizer, telma melo, Ubu Editora, Valéria Menezes, Vanessa Pens, Xilomóvel – Ateliê Itinerante, Zarabatana Books, Zebra Amarela.
  • Programação no dia do evento
    Das 11h às 21h
    – Exposição dos Trabalhos da Residência SUB – Os artistas Cau Silva, Kauê Garcia, Paula Chimanovitch e Vitor Zanini apresentam os trabalhos que foram realizados durante a residência sob a coordenação das artistas Ludmila Porto e Lilian Walker. O projeto tem parceria com o Coletivo Contracouchê
    – Mesa Coletiva Pemba Press – Seleção de artistas e coletivos que utilizam a arte urbana como principal manifestação artística. Curadoria de Frësz e Quel Costa.
    Das 13h às 16h – Colante: Laboratório Torpe de Malcriações Gráficas
    Mesa de produção e troca de stickers. A partir de materiais como adesivos e canetas, as pessoas são convidadas a produzir seu próprio sticker e trocar com a produção de outros artistas. Sticker Art é uma modalidade de arte urbana ligada a grupos de cultura alternativa que utilizam etiquetas adesivas como forma de manifestação pós-moderna.
    Vagas: rotativas limitadas à capacidade da mesa
    Mais informações: facebook.com/events
    15h – Bate-papo com Ricardo Lísias. Mediação: Pedro Meira Monteiro
    Autor de livros como Divórcio, Inquérito Policial da Família Tobias e Diário da Cadeia (Eduardo Cunha, pseudônimo), Ricardo Lísias provoca o leitor ao jogar com o real e a ficção. Já precisou prestar depoimentos à Polícia Federal sobre uma suposta falsificação e uso de documento público e teve que batalhar para que a obra Diário de Cadeia não fosse retirada de circulação. O mediador Pedro Meira Monteiro é doutor em teoria literária pela Unicamp e professor de literatura brasileira da Universidade de Princeton.
    Vagas: 35 vagas, com entrega de senha uma hora antes
    Mais informações: facebook.com/events
  • Programação paralela
    De 8/8 a 18/9/2018 – Exposição: Narrativas Deslocadas, de Valéria Menezes
    Desenhos labirínticos ocupam paredes como suporte. A exposição traz uma proposta que aproxima artes visuais e literatura. Os visitantes poderão participar do trabalho criando narrativas, textos, frases, palavras ou desenhos, que serão parte de um livro de artista. No encerramento da mostra, dia 18 de Setembro, haverá um bate-papo com Valéria, às 19h.
    Local: Torta (Rua Duque de Caxias, 537, Centro)
    Visitação: Agendamento pelo e-mail torta.contato@gmail.com
    Informações sobre o bate-papo: facebook.com/events
    De 13/8 a 25/9/2018
    Exposição: Acervo de Publicações Independentes da Feira SUB
    Exposição de livros de artista, foto-livros, revistas, zines, cadernos e livros de publicadores independentes do acervo da Feira SUB. A curadoria é de Marcela Pacola e Fabiana Pacola Ius.
    Local: Projeto Estante de Livros e Cadernos de Artista do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária, Barão Geraldo)
    Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
    Mais informações: facebook.com/events
    Arte Xerox: Cardume Urbano, de Marcela Pacola e Fabiana Pacola Ius
    Projeto artístico produzido com cópias xerox do cartaz da Feira SUB 2018 (da artista Frësz), carimbo e colagem, reproduzindo a técnica dos lambe-lambes como referência à arte urbana.
    Local: Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária. Barão Geraldo)
    Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
    Mais informações: facebook.com/events
    De 11 a 28/9/2018 – Exposição + Oficina Largofolhas Xilogravuras pela Cidade, com Xilomóvel Ateliê Itinerante
    Largofolhas tem como objetivo de promover o diálogo entre trabalhos artísticos e o espaço urbano. São xilogravuras impressas em faixas e lambe-lambes em cores que remetem a elementos da paisagem urbana, colados em painéis com composições sobrepostas.
    Na oficina, os participantes recebem informações sobre a técnica e a origem da xilogravura. Depois, partindo dos próprios desenhos, gravam uma matriz de MDF e fazem a impressão de cópias em papéis de diferentes gramaturas.
    Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink (ao lado da Prefeitura)
    Abertura + Oficina: 11/9, das 14h às 17h
    Oficina: 15 vagas simultaneamente, com entrega de senha uma hora antes
    Idade mínima: 12 anos
    Visitação da exposição: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
    Mais informações: facebook.com/events (oficina) e facebook.com/events (exposição)
    12/9/2018 – Impressão Minha
    Exibição do documentário Impressão Minha, seguida de bate-papo com os diretores Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello. A produção apresenta um recorte da cena de livros e publicações independentes em São Paulo e no Brasil. Entre artistas, editores e seus livros, o documentário abre espaço para reflexões sobre mercado editorial, a oposição entre digital e impresso, o livro como objeto, as técnicas artísticas e de impressão.
    Horário: 19h30
    Local: Teatro do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim)
    Ingressos: Retirada uma hora antes na Central de Atendimento do Sesc
    Classificação: Livre
    Mais informações: facebook.com/events
    Dias 13 e 20/9/2018 – Oficina de Estêncil e Produção Gráfica, com Gusta Vicentini
    A proposta da oficina é criar aplicações com técnicas de estêncil, a partir de imagens selecionadas. O artista aborda desde a explicação teórica da técnica e referências de artistas de estêncil até a aplicação em si, apresentando ferramentas e materiais do processo de recorte, aplicação e pintura com estêncil em vários tipos de papéis.
    Horário: Das 18h30 às 21h30
    Duração: Dois encontros
    Local: Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim)
    Público: A partir dos 14 anos
    Inscrições: Central de Atendimento do Sesc a partir de 4/9 para credencial plena e 6/9 para demais interessados
    Mais informações: facebook.com/events

Em tempo: A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, Agência Social de Notícias e do Instituto CPFL.

5. 20ª Convenção de Ficção Científica

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica, realizará sua 20ª Convenção. O evento é aberto ao público em geral, com a exibição de episódios das séries Star Trek e Arquivo X, palestra, bate-papo e sorteios de brindes.

  • Data: 22/9/2018 (SÁBADO)
    Horário: 13h30
    Local: Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink (Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro)
    Entrada: Gratuita, mas os organizadores pedem a doação de um litro de leite em embalagem longa-vida. O total arrecadado será entregue ao Lar Alice de Assistência à Mulher na Terceira Idade, da cidade de Campinas (caso essa entrega não seja possível, outra entidade será escolhida para receber as doações)

Cena de Star Trek: The Cage (CRÉDITO: Divulgação)

 

  • Programação:
    13h55 – Abertura do evento
    14h – Introdução sobre a série original de Star Trek, com Walmir Morales
    14h15 – Exibição de episódio-piloto da série original de Star Trek: The Cage (A Jaula)
    15h – Palestra: Alienígenas na Ficção, com Cássio Siqueira
    16h – Introdução sobre a série Arquivo X, com João Vicentim
    16h15 – Exibição de episódio de Arquivo X: The Unnatural (O antinatural)
    17h10 – Bate-papo sobre Alienígenas na Ficção
    18h – Sorteio final e encerramento

*Programação sujeita a alteração. Mais informações: www.facebook.com/BaseEstelarCampinas

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments