Feira SP-Arte/Foto chega à 12ª edição e reúne 34 expositores

FOTOS: Nicolas Calligaro/Divulgação

A cada ano a fotografia ganha mais espaço no mercado brasileiro de arte. E um importante termômetro desse segmento é a SP-Arte/Foto, principal evento dedicado ao gênero no país e que chega à 12ª edição em 2018. A feira pode ser visitada entre esta quinta-feira (23/8/2018) e o domingo (26/8/2018) no shopping JK Iguatemi, na cidade de São Paulo (SP).

Este ano, a SP-Arte/Foto reúne 34 expositores, entre galerias e clubes de fotografia de São Paulo, do Rio de Janeiro e Curitiba, e que representam artistas brasileiros e do exterior. O acervo exposto no evento está dividido em dois andares e abrange tanto expoentes da fotografia contemporânea como da escola clássica.

Segundo a fundadora e diretora da feira, Fernanda Feitosa, os visitantes poderão conhecer desde fotógrafos que trouxeram a linguagem modernista para a fotografia até jovens talentos, passando por profissionais reconhecidos internacionalmente como os brasileiros Sebastião Salgado e Vik Muniz e o norte-americano David LaChapelle.

Entre os destaques da feira, diz Fernanda, estão uma seleção de fotos de Oscar Niemeyer (1907-2012) assinadas por 15 profissionais que fotografaram o arquiteto em diferentes momentos da vida (as obras estão organizadas em ordem cronológica), e uma individual do francês Pierre Verger (1902-1996), fotógrafo que passou parte da vida no Brasil.

Para a diretora, o público que entende e gosta de fotografia é cada vez maior no Brasil. Ela cita como exemplo a própria SP-Arte/Foto, que chega à 12ª edição. “O número de expositores dobrou e há fila de espera”, diz. O público, conta, passou de 5 mil pessoas para 18 mil no ano passado. 

Valores. Ainda de acordo com Fernanda, não dá para estimar o valor movimentado pela feira, uma vez que muita coisa é vendida após o evento. Segundo ela, há fotografias que chegam a custar 150 mil dólares. Mas, a maioria tem valor entre R$ 15 mil e R$ 50 mil, o que é considerado um preço acessível no mercado de arte.

JÁ VISITEI

Visitei a SP-Arte/Foto nesta quarta-feira (22/8), quando o evento abriu apenas para convidados. Se você gosta de fotografia e tiver disponibilidade para conferir o evento, vá porque é bem interessante. A feira ainda promove visitas guiadas (são quatro roteiros temáticos), bate-papos com fotógrafos e lançamentos de fotolivros.

SERVIÇO

SP-Arte/Foto 2018
Data: De 23 a 26 de Agosto de 2018 (de QUINTA a DOMINGO)
Horário: Das 13h às 21h (de quinta a sábado) e das 13h às 20h (domingo)
Local: 3º Piso do Shopping JK Iguatemi (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041, Vila Olímpia, São Paulo, SP)
Preço: Entrada gratuita (acesso permitido até 30 minutos antes do horário de fechamento da feira)

PROGRAMAÇÃO

Visitas guiadas:

São quatro roteiros, com até uma hora de duração e que abrangem entre quatro e seis galerias. Os temas são: Fotografia Contemporânea Brasileira; Fotografia Moderna, Documental e Fotojornalismo; Fotografia Internacional; e Fotografia Expandida. As visitas ocorrem durante todo o evento e saem a cada meia hora. As inscrições devem ser feitas com no mínimo 15 minutos de antecedência no Balcão de Visitas Guiadas instalado no segundo andar da feira. São 10 participantes por circuito.

Talks (bate-papos):

  • 23/8 (quinta-feira)
    16h às 17h: Evandro Teixeira e Rodrigo Orrantia
    17h às 18h: Gabriel Chaim e Patrícia Campos Mello
    18h às 19h: Walter Carvalho
  • 24/8 (sexta-feira)
    16h às 17h: Claudia Jaguaribe
    17h30 às 19h: Malcolm Daniel e Fabiana Bruno
  • 25/8 (sábado)
    16h às 17h30: Bob Wolfenson
    17h30 às 19h: Jonathas de Andrade

Distribuição de senhas: 30 minutos antes do primeiro evento, às 15h30. Vagas limitadas

Assinatura de fotolivros:

  • 23/8 (quinta-feira)
    18h às 19h: Florena (Sonia Dias) e Geografia dos Sonhos (Beth Barone)
  • 24/8 (sexta-feira)
    18h às 19h: Tornaras (Rodrigo Pinheiro), Como Está Início Depois do Fim? (Jordi Burch) e Hotel 66 (Lula Ricardi)
    19h às 20h: Noites Desperdiçadas (Vitor Casemiro), Luciara (Henrique Carneiro) e Barbat (Rafael Roncato)
  • 25/8 (sábado)
    16h às 17h: Um Dia Seremos Famosos (Andressa Ce.), Pagode Russo (Iatã Cannabrava) e Ecúme (Isidora Gajic)
    17h às 18h: Corpo de Luz (Marcio Scavone)
    18h às 19h: Santuário (André Cunha) e 60 Anos de Fotojornalismo (Sergio Jorge)
    19h às 20h: Quase Escondido (Vane Barini)

Mais informações: www.sp-arte.com

*A jornalista Lalá Ruiz visitou a SP-Arte/Foto 2018 a convite do Iguatemi Campinas e do Galleria Shopping

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments