Cinema: 50 São os Novos 30, uma deliciosa comédia francesa

CRÉDITO FOTOS: Divulgação

Uma das qualidades de 50 São os Novos 30 (Marie-Francine, 2017), filme da atriz e diretora Valérie Lemercier que integra a programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2018, é a capacidade de conferir uma dose de frescor a velhos clichês de comédias românticas. Nesse caso, à história de uma mulher de 50 anos (a Marie-Francine do título original) que perde o marido, o emprego, volta a morar com os pais e encontra um novo amor.

Penso que se fosse uma produção hollywoodiana, várias das soluções apresentadas pela diretora e protagonista seriam diferentes. Por exemplo: como Marie-Francine foi trocada por uma mulher 20 anos mais nova, espera-se que a personagem, sempre despenteada e de visual relaxado, passe de uma hora para outra a ser uma mulher fatal. E que seu interesse romântico (interpretado por Patrick Timsit) seja o galã do pedaço. Não é o que acontece.

A atriz e diretora Valérie Lemercier em cena do filme

 

Além disso, o que ajuda a tornar essa comédia ainda mais simpática, são os personagens secundários, especialmente os pais de Marie-Francine, interpretados por Hélène Vincent e Philippe Laudenbach. Sem qualquer filtro (assim como seus amigos da “melhor idade”), eles são responsáveis por alguns dos momentos hilários da trama. E, mesmo se passando em Paris, a cinematografia foge dos cartões-postais da capital francesa.

Para quem busca entretenimento não infantilizado, 50 São os Novos 30 é uma boa pedida. Valérie Lemercier consegue ter seus momentos de originalidade, mesmo partindo de um tema comum. Longe de ser uma obra-prima (e sem a pretensão de ser), a diretora oferece ao público um filme leve e divertido. E se você não puder assistir ao longa no Festival Varilux, fique tranquilo pois a produção entra em cartaz nos cinemas em 28 de Junho de 2018.

ASSISTA AO TRAILER

FICHA TÉCNICA

50 São os Novos 30
Título original: Marie-Francine
Direção: Valérie Lemercier
Produção: França/Bélgica, 2017
Duração: 1h35
Classificação indicativa: 12 anos
Distribuição no Brasil: Cineart Filmes

SERVIÇO

O Festival Varilux de Cinema Francês 2018 começou no último dia 8, em 60 cidades brasileiras, e termina em 20 de Junho. Em Campinas (SP), os filmes da mostra estão em exibição no Cineflix do Galleria Shopping. A programação completa pode ser conferida no site: variluxcinefrances.com.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments