Buenos Aires: show de tango numa esquina chamada Carlos Gardel

FOTOS: Divulgação

Como quase todo brasileiro, minha primeira viagem para um país da América do Sul foi para a Argentina, mais precisamente para a capital Buenos Aires. E como quase todo viajante em terras portenhas, decidi ir a um show de tango, e optei pelo espetáculo que é apresentado na Esquina Carlos Gardel.

O que me convenceu não foram aqueles argumentos manjados do tipo “é de raiz” ou “não é pega turista”. Fiz essa minha primeira visita a Buenos Aires em 2004. Estava de férias e viajava sozinha, e a Esquina Carlos Gardel oferecia o serviço completo: transporte, jantar, show e história. Assim, não tive dúvidas.

Localizada no bairro de Abasto, a casa fica próxima a uma estátua de Carlos Gardel (1890-1935), o mais famoso cantor e compositor de tango da história desse estilo musical, na rua de mesmo nome e na mesma esquina onde funcionou o famoso restaurante Chanta Cuatro, frequentado por Gardel e seus amigos.

O transporte é feito em van ou ônibus de turismo, dependendo do número de pessoas. Demora um pouco, já que faz um “pinga-pinga” nos hotéis para buscar e levar os turistas. Mas é prático. O jantar é composto de entrada, prato principal e sobremesa, com vinho e outras bebidinhas incluídas no preço. A comida é honesta e bem servida.

O show reúne cerca de 25 artistas, entre músicos, bailarinos e cantores. Em quase duas horas, apresenta a história e a evolução do tango desde o final do século 19 à renovação do gênero perpetrada pelo músico e compositor Astor Piazzolla (1921-1992), sem deixar de fora clássicos como La Cumparsita e Mi Buenos Aires Querido.

A qualidade técnica do elenco, integrado por artistas de diferentes gerações, é inegável. Gostei demais. Tanto que comprei de lembrança o CD Tango en Esquina Carlos Gardel, recomendei para os amigos e voltei em 2012, desta vez com a família. Não é barato (média de 140 dólares por pessoa), mas vale cada centavo. Veja vídeo:

SERVIÇO

Esquina Carlos Gardel
Endereço: Rua Carlos Gardel, 3.200, Abasto, Buenos Aires, Argentina
Telefone: +5411 48 67 63 63
Fax: +5411 48 67 63 63
E-mail: info@esquinacarlosgardel.com.br
Horário de funcionamento: De segunda a domingo com jantar às 20h30 e show às 22h
Mais informações e reservas: www.esquinacarlosgardel.com.ar (a casa trabalha com diferentes pacotes e preços)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments