Leitura é uma ótima ferramenta no aprendizado de inglês

TEXTO: Adriana Ruiz*/ FOTO: Depositphotos

Você é um leitor ávido ou é daquelas pessoas que dizem ter preguiça de ler? Seja qual for sua resposta, saiba que a leitura pode ser uma ferramenta muito eficaz no aprendizado de idioma estrangeiro. Quando o aluno lê em outro idioma, ele coloca em prática estruturas e palavras que já aprendeu, entra em contato com novas estruturas e expressões, além de aumentar seu vocabulário ao verificar no dicionário palavras que não conhece. Isso sem falar da prática de compreensão de texto.

Ler não é apenas saber gramática e vocabulário, mas também compreender a história ou notícia que se lê, analisar o texto, obter informações novas e ter sua opinião sobre o assunto. Fazer isso em nosso próprio idioma já é enriquecedor. Ao fazer isso em idioma estrangeiro, valorizamos o estudo e aceleramos o passo na aquisição da fluência. Como sou professora de inglês, minhas sugestões abaixo são ligadas a esse idioma, mas acredito que os alunos de outras línguas possam achar materiais e sites similares.

  • Textos curtos com exercícios: Essa dica é para alunos que não são muito fãs de leitura, mas querem ler algo em inglês e procuram textos mais curtos. É fácil encontrar sites na internet com textos e exercícios, basta dar uma busca por “reading comprehension exercises”. O link www.usingenglish.com é um dos que encontrei numa busca rápida e contém textos divididos por níveis: Beginner, Intermediate e Advanced.
  • Livros adaptados para alunos de inglês: Para quem gosta de ler, mas ainda sente que não consegue ler textos originais, há no mercado muitos livros escritos ou adaptados para estudantes, também divididos por níveis. Os níveis são normalmente definidos pela quantidade de vocabulário incluído no texto. Se você está matriculado em uma escola que tem biblioteca, faça uso desse recurso. Caso contrário, é possível comprar esses livros em livrarias especializadas, nas grandes livrarias, ou até diretamente da editora. Longman, Oxford e Cambridge são algumas dessas editoras. Uma série que recomendo é a da Penguin Readers da Pearson.
  • Pocket Books: Quem já está nos níveis Upper-intermediate e Advanced pode e deve arriscar ler livros originais, e os pocket books, aqueles livros impressos em papel inferior que não têm capa dura, são uma opção acessível. Você pode comprar online ou nas grandes livrarias, e até mesmo encontra algumas opções em sebos. Eu gosto muito de fantasia e ficção científica e já comprei com facilidade muitos desses livros, desde o Hobbit do Tolkien a histórias de Star Trek e Star Wars. Escolha seu gênero preferido e divirta-se!
  • Bíblia em inglês: Essa dica é para quem tem o hábito de estudar a Bíblia, ler passagens bíblicas ou que está pensando em começar essa leitura. Você pode ler a passagem em português na Bíblia que tem em casa e depois ler a mesma passagem em inglês online. Eu uso muito o site Bible Gateway, que traz várias versões da Bíblia. Nesse caso, escolha a NIV – New International Version, que tem uma tradução dos textos originais em inglês contemporâneo.

Faça do estudo e da prática do idioma estrangeiro algo prazeroso e diário e você vai obter resultados cada vez melhores. Have fun learning English!

EM TEMPO

Não mencionei a leitura de artigos e notícias, pois minha sugestão seria o Voice of America – Learning English, que já mencionei em texto anterior (veja aqui).

*ADRIANA RUIZ é professora de inglês, dança flamenco e é fã de ficção científica.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments