Aprender inglês dá ao aluno uma chance de voltar a ser criança

TEXTO: Adriana Ruiz*/ FOTO: Personagens do programa de TV Sesame Street (CRÉDITO: Divulgação)

Muitas pessoas têm urgência em aprender inglês e buscam materiais e atividades para ajudar a alcançar a fluência no idioma. Livros ou sites de gramática, leitura de jornais e revistas online, videoaulas e podcasts estão entre os campeões de procura. Mas às vezes o aluno se cansa de tanto estudar e se frustra quando vê que ainda tem muito a caminhar.

O aprendizado de um idioma estrangeiro é um processo longo, não há atalho milagroso, mas isso não significa ter que se entediar de tanto trabalhar com os mesmos materiais.

Quando separo materiais extras para minhas aulas, sempre procuro variar e, muitas vezes, uso materiais feitos para auxiliar crianças de países de língua inglesa em idade escolar. Sim, sites e programas infantis podem ajudar na prática e no aprendizado do inglês e ainda nos divertem. Quando nos damos o direito de rir e nos divertir nas aulas de inglês, temos uma chance especial de aprender e, ainda por cima, voltar a ser criança!

Dicas da teacher

1) History for Kids: Datas comemorativas e feriados são bons assuntos para treinar inglês. A gente pratica o idioma e aprende sobre outros países. O segredo para o aluno de inglês é buscar pela história da data comemorativa seguida das palavras “for kids”. Vejam o vídeo que encontrei com fatos sobre o Valentine’s Day para crianças (Valentine’s Day Facts for Kids).

2) Sesame Street: Esse clássico programa educacional infantil, que teve sua versão no Brasil com o nome de Vila Sésamo, tem produzido ótimo conteúdo desde 1969 e, graças à internet, temos acesso a muita coisa que já foi ao ar desde então. Os programas abordam vocabulário e conceitos que as crianças precisam aprender, de maneira divertida e muitas vezes com convidados especiais. Vejam alguns exemplos:

  • Nível Básico: NUMBERS (com Liam Neeson)

  • Nível Intermediário: ALPHABET (com Usher)

  • Nível Avançado: FEELINGS (com Mark Rufalo)

Tem muitas outras produções infantis que podemos usar para praticar inglês, basta procurar um pouco. Volte a ser criança e se divirta aprendendo inglês!

*ADRIANA RUIZ é professora de inglês, dança flamenco e é fã de ficção científica.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments