Filme vencedor do Goya 2018 estreia no Brasil em 22 de Março

FOTOS: Divulgação

A Livraria, longa-metragem vencedor do Goya 2018, o equivalente espanhol ao Oscar norte-americano, estreia no Brasil em 22 de Março. Baseado no romance homônimo de Penelope Fitzgerald, o filme de Isabel Coixet conta a história da viúva Florence Green (Emily Mortimer), que decide reconstruir sua vida e resolve abrir uma livraria, apesar da oposição da população do vilarejo onde vive, na Inglaterra, em 1959.

Eu li o romance de Penelope Fitzgerald há quase dez anos, durante um verão particularmente frio nas Ilhas Britânicas. Ler o livro foi uma verdadeira revelação: me senti totalmente transportada para 1959 e realmente me projetei na inocente, doce e idealista Florence Green. Na verdade, eu sou essa mulher. Eu me sinto profundamente conectada com essa personagem de um jeito que nunca senti com alguma protagonista de outro filme meu.” (Isabel Coixet)

A personagem vivida por Emily Mortimer é uma viúva de espírito livre, que vai contra a umidade, o frio e a apatia da cidadezinha de Hardborough para realizar o desejo de abrir um estabelecimento. Apesar da resistência que enfrenta, logo ela consegue virar o jogo quando mostra aos habitantes locais o melhor da literatura da época, incluindo o escandaloso Lolita, de Nabokov, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.

No entanto, com o sucesso do negócio, ela acaba incitando a hostilidade dos lojistas menos prósperos da cidade e cruza os interesses da Sra. Gamart (Patricia Clarkson), mulher que se julga a decana da cena artística local. Assim, a história relata as dificuldades e obstáculos que Florence encontra no processo: ignorância, inveja e a falsa moral dos cidadãos que irão tentar colocar um fim no sonho dela.

ASSISTA AO TRAILER

FICHA TÉCNICA

A Livraria
Título original: The Bookshop
Gênero: Drama
Duração: 108 minutos
Ano: 2017
País: Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha
Direção e Roteiro: Isabel Coixet
Elenco: Emily Mortimer, Bill Nighy, Hunter Tremayne, Honor Kneafsey, Michael Fitzgerald, Frances Barber, Reg Wilson, James Lance e Patricia Clarkson, entre outros

EM TEMPO

  • A Livraria venceu os prêmios de Melhor Filme, Diretor e Roteiro Adaptado na edição 2018 dos prêmios Goya. Além disso, havia sido indicado nas categorias Atriz (Emily Mortmer), Ator Coadjuvante (Bill Nighy), Figurino, Direção de Produção, Trilha Sonora Original, Fotografia, Direção Artística e Montagem.
  • A diretora, Isabel Coixet, é espanhola de Barcelona e dirigiu, entre outros filmes, Minha Vida sem Mim (2003) e A Vida Secreta das Palavras (2005).
  • O longa-metragem A Livraria teve locações na Irlanda do Norte e na cidade de Barcelona.
  • O livro da britânica Penelope Fitzgerald (1916-2000) que deu origem ao filme foi lançado no Brasil pela editora Bertrand Brasil (preço sugerido: R$ 32,90).

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments