Estudar inglês pode (e deve!) ser divertido

TEXTO: Adriana Ruiz*/ FOTO: Pixabay

Muitas pessoas vêm falar comigo sobre aulas de inglês, mas reclamam que nunca conseguem ir em frente no estudo do idioma por várias razões. Duas das reclamações que mais me incomodam como professora são que elas odeiam o idioma e que estudar inglês é muito chato.

Na idade da pedra do ensino de inglês como língua estrangeira, os cursos e aulas eram realmente mais conservadores e limitados por não existirem ainda as metodologias, os materiais e os recursos de hoje em dia. O professor de inglês do século 21 tem a faca e o queijo nas mãos para dar aulas interessantes e eficazes, e, dessa maneira, ajudar seus alunos no caminho até a fluência.

Entretanto, tornar o estudo e aprendizado de um idioma mais interessante não deve ser apenas responsabilidade do professor. Apenas frequentar aulas de inglês não é suficiente para aprender e manter a fluência. O aluno que encontra maneiras de colocar o idioma em ação entre uma aula e outra é o que tem mais chance de sucesso.

Então como o aluno pode encontrar meios de praticar e estudar inglês com assuntos de seu interesse?

Vamos pegar, por exemplo, o assunto cinema. Afinal de contas, quem é que não gosta de assistir a um bom filme? Para quem é aluno de inglês, assistir a filmes legendados, isto é, com o som original, já é uma obrigação. Nada de filmes dublados para quem tem de falar outro idioma!

Mas somente assistir a filmes é pouco. Há varias maneiras de se praticar inglês com filmes utilizando a Internet. Vamos a algumas dicas.

1) IMDB (Internet Movie Data Base)

Na minha opinião, esse é o melhor site para ler e se informar sobre filmes, atores e diretores. É um site em inglês, mas no qual você pode fazer a busca de um filme com o título em português. Dessa maneira você fica sabendo o título em inglês (que nem sempre é uma tradução literal), lê a sinopse, vê quem são os atores, escritores, diretores, produtores, assiste a trailers sem legenda, além de ler curiosidades sobre a produção. Você se mantém informado sobre filmes, aprende novas palavras, pratica reading e, às vezes, listening.

2) WatchMojo.com – Top 10 Lists

Eu gosto muito de saber a opinião de outras pessoas sobre filmes e atores, entre outros assuntos, a desde que descobri esse canal no YouTube que faz listas “Top 10” de assuntos variados, tenho assistido a muitos desses vídeos. Como nosso assunto é filmes, selecionei o vídeo abaixo sobre os 10 filmes clássicos de todos os tempos. É claro que cada um tem suas preferências e você pode ou não concordar com essa lista, mas é divertido assistir, além de ser uma ótima prática de listening e vocabulário.

3) Soundtrack – Trilha Sonora

Ouço muita música e sempre que assisto a um filme presto atenção na trilha sonora. Se gosto de uma música que aparece em filme, posso ir atrás do vídeo no YouTube e pegar a letra numa busca pelo Google. Ouvir música seguindo a letra é um ótimo exercício. Também é possível para quem já tem um bom listening tentar ouvir a música e tirar a letra. Depois é só pegar a letra correta para conferir o quanto entendeu. Use o dicionário para conferir palavras que não conhece e aumentar seu vocabulário. São muitas as possibilidades. E falando em letras de música, a palavra em inglês é lyrics.

Assim, deixo com vocês a música I Want You Back (The Jackson 5), parte da trilha sonora do filme Guardians of the Galaxy (Guardiões da Galáxia, 2014). Divirtam-se aprendendo inglês!

Lyrics (letra): www.azlyrics.com/lyrics/jackson5/iwantyouback

*ADRIANA RUIZ é professora de inglês, dança flamenco e adora ficção científica.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments