Você sabe como se diz “polvilho” em inglês?

TEXTO: Adriana Ruiz*

Muitos alunos se sentem inseguros para conversar em inglês, pois dizem ter limitações de vocabulário. Não se arriscam em exercícios de conversação e deixam passar oportunidades de conversar em inglês com outros alunos ou com estrangeiros.

No estudo de um idioma, aprender vocabulário é algo constante e que nunca termina. Se o aluno tem aulas e estuda regularmente, com certeza vai aprender o vocabulário mais essencial. Porém, nos momentos de bate-papo mais livre surgem as dúvidas quanto a palavras mais específicas do assunto em questão. E isso não acontece só com aluno, com professores também!

Na semana passada, eu testei uma receita de pão de queijo com apenas três ingredientes que vi na Internet. Ficou uma delícia, e olha que eu fiz com creme de leite sem lactose. Quando cheguei à escola onde dou aulas e fui conversar em inglês sobre isso, surgiu a dúvida: como se diz “polvilho” em inglês?

Ao contrário do que muitos acreditam, professores não são dicionários ambulantes!”

Os alunos me pedem ajuda com vocabulário novo ou diferente quase que diariamente, e nem sempre eu entendo do assunto. Consequentemente, preciso pesquisar a palavra. Ao contrário do que muitos acreditam, professores não são dicionários ambulantes!

Seguem abaixo algumas sugestões do que fazer quando precisar de uma palavra que não conhece:

  • Usar um dicionário – Apesar de muitas pessoas irem direto para o tradutor do Google pela conveniência e rapidez, usar um bom dicionário (inglês/português, português/inglês, inglês/inglês) é sempre uma opção melhor. Enquanto o tradutor vai te dar uma palavra direta, o dicionário fornece definição, uso, substantivos e até antônimos, o que nos ajuda a evitar o uso incorreto de vocabulário. Há muitos dicionários online de uso gratuito. Basta começar a usá-los e ver de quais gosta mais.
  • Pesquisar na Wikipedia English – Algumas palavras são muito técnicas ou específicas de uma área de conhecimento, e a enciclopédia nos dá uma compreensão ampla do assunto e da palavra. Dessa maneira, podemos ter certeza de que a palavra que encontramos é realmente aquela de que precisamos.
  • Google em imagens – Não há nada melhor para ajudar a entender e memorizar vocabulário do que imagens, especialmente quando estamos procurando por substantivos. Tanto é que existem Pictionaries, dicionários com imagens. Mas precisamos ter um pouco de cuidado ao pesquisar palavras em imagens, pois podem aparecer algumas imagens bem estranhas. Uma dica para evitar sustos é entrar nas ferramentas e colocar para pesquisar em clipart. Também podemos digitar a palavra que procuramos seguida de “vocabulary” ou “esl” (english as a second language). E se você encontrou uma palavra no dicionário ou na enciclopédia, também pode usar esse recurso para a prova dos nove!

Em tempo: Ficou curioso para saber como se diz polvilho em inglês? Eu também! Então segui minhas dicas e cheguei a “cassava starch”, sendo que “cassava” é a palavra para mandioca (que aprendi anos atrás com uma aluna pesquisadora da área agrícola) e “starch” se refere a amido, fécula ou goma.

*ADRIANA RUIZ é professora de inglês, dança flamenco e é fã de ficção científica.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments