Literatura: lançada no Brasil a biografia de Isabel de Castela

FOTO: Retrato de Isabel I/ CRÉDITO: Reprodução internet

Essa dica é para você que, como eu, é fã da série de TV Isabel, a Rainha de Castela. A Editora Rocco acaba de lançar no Brasil a biografia Isabel de Castela – A Primeira Grande Rainha da Europa, escrita por Giles Tremlett, jornalista e historiador inglês especialista na história da Espanha. O livro mostra como, no século 15, Isabel de Castela superou o ambiente hostil às mulheres e formatou um dos reinados mais rígidos da história da Europa.

A obra documenta a infância e amadurecimento de Isabel, o casamento e parceria com seu primo, o príncipe Fernando de Aragão, essencial para a aliança que sustentou as grandes aspirações da rainha, e apresenta um retrato da monarca que não só conseguiu criar as bases para unificação da Espanha, mas que também preparou o país para uma nova era de conquistas pelas navegações, guiada pelos avanços do Renascimento.

Isabel e Fernando patrocinaram as expedições de Cristóvão Colombo às Índias Ocidentais e abriram o caminho para o Novo Mundo, e ainda foram fundamentais para a consolidação da Igreja Católica na região (a Inquisição foi estabelecida durante o reinado de Isabel). Rigorosa, arrojada e ciente das limitações de gênero, Isabel I abriu caminho para outras grandes rainhas como Elizabeth I, na Inglaterra, e Catarina, na Rússia.

QUEM É O AUTOR DO LIVRO. Giles Tremlett, jornalista e historiador inglês, é especializado em temas hispânicos e autor do best-seller Ghost of Spain – Travels Through a Country’s Hidden Past (2007), assim como da festejada biografia de Catarina de Aragão (Catherine of Aragon, 2010). Seu trabalho é recomendado sem restrições tanto pela British Spanish Society quanto pela Historical Novel Society, da Inglaterra.

FICHA TÉCNICA

Título: Isabel de Castela – A Primeira Grande Rainha da Europa
Autor: Giles Tremlett
Editora: Rocco
Páginas: 624
Preço: R$ 69,90 (livro físico) e R$ 29,90 (e-book)

 

 

 

Série produzida na Espanha teve três temporadas

A série de Isabel, a Rainha de Castela, que no Brasil ainda é exibida pelo canal +Globosat e está disponível na Netflix, foi produzida pela RTVE – Radio Televisión Española entre 2011 e 2014. Teve três temporadas, com 13 episódios cada, e trazia no elenco Michelle Jenner no papel de Isabel de Castilla e Rodolfo Sancho como Fernando de Aragón.

A atriz Michelle Jenner como Isabel I (CRÉDITO: Divulgação)

 

A 1ª temporada abrange o período entre 1461 e 1474. A trama tem início com Isabel adolescente, mostra seu casamento com Fernando II de Aragão e sua coroação. A 2ª se passa entre 1474 e 1492 e mostra a conquista de Granada e o começo das viagens de Cristóvão Colombo. A 3ª abrange o período de 1496 a 1504, ano da morte de Isabel.

SPINOFF. Aclamada em todo o mundo, Isabel,a Rainha de Castela até ganhou uma spinoff: Carlos, Rei Emperador, com a história de Carlos I, filho de Joana, a Louca, e neto de Isabel. Porém, a produção de 2015 não obteve o mesmo sucesso, e foi cancelada já na primeira temporada após sucessivas quedas na audiência.

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments