Dois sites que todo aluno de inglês deveria visitar com regularidade

TEXTO: Adriana Ruiz*/ FOTO: Pixabay

Eu tinha apenas 13 anos quando comecei a frequentar aulas de inglês em uma escola de idiomas e, naquela época, não tínhamos muitos recursos para praticar e estudar fora da sala de aula. Na sala de aula tínhamos o livro do aluno, o livro do professor, um dicionário e uma fita cassete (sim, você leu certo) com os áudios do livro. Fora isso, os professores tinham que ter muita criatividade para inventar jogos e exercícios que eram datilografados ou escritos e desenhados em cartolina.

Conseguir acesso a vídeos e músicas para trabalhar em aulas era algo muito difícil. Isso numa época anterior à popularização do computador, da invenção do CD e do DVD e da existência da Internet como a conhecemos hoje.

Como já disse em outro texto, para acelerar o aprendizado de idiomas é necessário muito mais do que frequentar aulas, e hoje em dia é muito fácil ter acesso a materiais para praticar inglês fora da escola. Basta procurar.

Quero compartilhar neste blog um pouco do que já encontrei e de coisas que já uso e indico para meus alunos e, dessa maneira, ajudar outros estudantes de inglês. Seguem dois sites que são muito ricos em informação e que trazem artigos, vídeos e exercícios para auxiliar pessoas que buscam fluência em inglês.

CRÉDITO: Reprodução

 

O site Voice of America existe há muito tempo e tem essa parte dedicada a leitores que têm o inglês como segunda língua. Muito interessante e fácil de navegar, traz artigos ligados a notícias, história, literatura e viagens, entre outros assuntos, com áudio, glossário, quiz e, algumas vezes, vídeo. Além de ler, ouvir e estudar vocabulário, as pessoas ao redor do mundo podem deixar comentários que muitas vezes recebem respostas do próprio site. Inglês americano, com os artigos separados por níveis, o site também inclui séries de vídeos de gramática. Vale visitas regulares!

CRÉDITO: Reprodução

 

Esse site da BBC, assim como o Voice of America, traz muitos artigos e vídeos que tornam o estudo do inglês muito mais dinâmico e interessante. Inglês britânico, com muitas dicas de expressões idiomáticas e gramática, e muito mais. Confira!

Em tempo: Você sabia que a palavra “site” significa local onde algo é construído? Deve ser por isso que dizemos que vamos visitar um site!

*ADRIANA RUIZ é professora de inglês, dança flamenco e adora ficção científica.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Website Comments

Post a comment

Facebook Comments