Campinas: exposição homenageia artistas do Grupo Vanguarda

FOTO: Detalhe de obra de Thomaz Perina/ CRÉDITO: Divulgação

A exposição Cinco Amigos, que entra em cartaz nesta quarta-feira (17/1/2018), no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc), é uma homenagem dos artistas plásticos Dimas Garcia, Márcio Rodrigues e Vanderlei Zalochi aos amigos Mario Bueno (1906-2001) e Thomaz Perina (1921-2009), integrantes do Grupo Vanguarda. A entrada é gratuita.

A mostra é composta por 80 pinturas em tinta acrílica e óleo sobre tela, além de uma escultura de grandes dimensões assinada por Márcio Rodrigues. Os trabalhos de Garcia, Rodrigues e Zalochi foram produzidos especialmente para a exposição, enquanto os de Bueno e Perina pertencem a coleções particulares e nunca foram exibidas ao público em geral.

Trabalho de Vanderlei Zalochi (CRÉDITO: Divulgação)

 

A IDEIA

A ideia da exposição-homenagem surgiu porque, durante décadas, Garcia, Rodrigues e Zalochi se reuniram semanalmente com Bueno e Perina para conversar sobre cultura. Os dois artistas fizeram parte do Grupo Vanguarda, talvez o mais importante movimento surgido no cenário da arte contemporânea de Campinas entre as décadas de 1950 e 1960.

Além de Mario Bueno e Thomaz Perina, integraram o Grupo Vanguarda os seguintes artistas plásticos e agitadores: Bernardo Caro, Edoardo Belgrado, Enéas Dedecca, Francisco Biojone, Franco Sacchi, Geraldo de Souza, Geraldo Jürgensen, Maria Helena Motta Paes e Raul Porto. Vamos prestigiar e conhecer um pouco mais sobre a arte produzida por aqui?

SERVIÇO

Exposição Cinco Amigos – Do Grupo Vanguarda à Contemporaneidade
Artistas: Dimas Garcia, Márcio Rodrigues, Vanderlei Zalochi, Mario Bueno e Thomaz Perina
Curadoria: Gilson Barreto
Produção artística: Ligia Testa
Abertura: 17 de Janeiro de 2018 (QUARTA-FEIRA), às 19h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” – Macc (Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas, SP, fone: 19 3236-4716)
Visitação: De 18 de Janeiro a 4 de Março de 2018
Horário: Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; quintas, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 12h
Preço: Entrada gratuita

Mais informações: www.facebook.com/events

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments