Quatro receitas internacionais para as festas de fim de ano

FOTO: Ceviche Clássico do chef Marco Espinoza/ CRÉDITO: Divulgação

Quer fugir do óbvio na ceia do Natal ou do Réveillon? Pois quatro chefs de cozinha de Campinas (SP) sugerem pratos da culinária internacional para as festas de fim de ano. São receitas do Peru, Líbano, Portugal e França, detalhadas, respectivamente, pelos chefs Marco Espinoza (Lima Restobar), Patrícia Abbud (Saj Restaurante), Mari Barbosa (Simply Fit) e Andrea Ponte (Andrea Ponte Gourmet). Confira:

1. Ceviche Clássico

O Ceviche é a mistura de ingredientes característicos do Peru. A versão abaixo é do premiado chef Marco Espinoza, que figura no Guia Michelin com o Prêmio Bib Gourmand, o qual ganhou por dois anos seguidos.

  • Ingredientes
    600g peixe branco cortado em cubos
    1 cebola-roxa cortada em pluma
    4 colheres de sopa de milho-verde cozido
    160g batata-doce cozida
    Suco de 6 limões
    1 colher de chá de coentro
    2 colheres de chá de sal
    2 colheres de chá glutamato monosódico
    1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada
    1 colher de chá de pimenta-do-reino
    4 folhas de alface-crespa
  • Modo de preparo
    Corte o peixe em cubos com tamanho aproximado de 1,5cm, coloque em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino, glutamato e pimenta dedo-de-moça. Acrescente o suco de limão, a metade da cebola-roxa e o coentro. Misture. Para montar os pratos, coloque a folha de alface, o ceviche e decore com milho, batata-doce, a cebola-roxa e a pimenta.
  • Rendimento: Quatro porções

2) Trigo Grosso

Tradicional da culinária árabe e rica em proteínas, a receita libanesa ganhou ainda mais sabor com os toques da chef Patrícia Abbud, do Saj Restaurante.

  • Ingredientes
    500g trigo grosso
    500g de patinho moído
    2 colheres de sopa de manteiga com sal
    500g de peito de frango
    1 cebola média picada
    1 pitada de pimenta-síria
    1 litro de água
    Azeite de oliva (o quanto baste para refogar)
    Sal a gosto
    Coalhada a gosto
  • Modo de preparo
    Numa panela de pressão, refogue a cebola no azeite e adicione o frango. Tempere com sal e pimenta-síria. Refogue mais um pouco. Adicione a água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Desfie o frango. Deixe o trigo de molho por 30 minutos e depois ferva por 40 minutos em fogo baixo. Em uma panela, refogue a carne na manteiga com o sal. Em seguida, misture o frango e o trigo. Adicione um pouco do caldo do frango e deixe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Coloque em um prato para servir e finalize com coalhada fresca, hortelã e um fio de azeite.
  • Rendimento: Quatro porções

3. Bacalhau

De origem portuguesa e fácil de preparar, a receita da chef e nutricionista Mari Barbosa, da Simply Fit, é uma opção de prato com “tempero de família”.

  • Ingredientes
    400g de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente
    2 xícaras de tomate-cereja
    1 xícara de azeitonas-pretas
    ½ xícara de azeite extravirgem
    ½ xícara de aipo picado
    1 colher de sopa de cebola picada
    ½ colher de sopa de alho picado
    Salsinha e cebolinha picadas
    Folhas de manjericão
    Sal a gosto (se necessário, dependerá da dessalga do bacalhau)
  • Modo de preparo
    Refogue em um fio de azeite o alho, a cebola e o aipo. Acrescente o bacalhau e continue refogando. Adicione as azeitonas, os tomates, o azeite, o cheiro-verde e o manjericão por último. Acerte o sal.
  • Rendimento: Quatro porções

4. Eclair

Uma das mais famosas sobremesas francesas, o doce recebe formatos e sabores de acordo com a criatividade do confeiteiro. Confira a receita da chef Andrea Ponte.

  • Ingredientes da massa
    500ml de água
    1/2 colher de chá de sal
    1 colher de chá de açúcar
    220g de manteiga
    280g de farinha para pão
    9 ovos
  • Modo de preparo
    Misture a água, o sal, o açúcar e a manteiga, levando à fervura completa. Adicione a farinha de uma só vez e mexa por 2 a 3 minutos em fogo médio, com uma colher de pau. A massa deverá se despregar da panela. Transfira para uma tigela e deixe esfriar por 2 a 3 minutos. Adicione os ovos, um a um, mexendo até a incorporação total. Antes das duas últimas adições, verifique o ponto da massa: deve escorrer da espátula formando um “v”. Bata até chegar à temperatura ambiente. Modele com o bico e o formato de sua preferência. Asse a 200° C por 12 minutos; diminua a 180° C e asse até obter um dourado intenso. Quando levantada, a massa deve ser leve e sem umidade.
  • Ingredientes do recheio (creme de confeiteiro)
    200g de gema
    320g de açúcar
    85g de amido de milho
    1 litro de leite
    1 fava de baunilha
    1/2 colher de chá de sal
    80g de manteiga
  • Modo de preparo
    Em uma tigela, misture as gemas, 160g de açúcar e o amido de milho. Aqueça o leite com as outras 160g de açúcar, a fava de baunilha e o sal até a fervura. Coe e retorne à cocção, por 2 minutos, para que o amido seja cozido. Retire do fogo, despeje em uma tigela e adicione a manteiga, mexendo bem. Cubra com um filme plástico grudado na superfície, para evitar a formação da nata. Deixe esfriar, recheie a massa e sirva!
  • Rendimento: Dez porções

SERVIÇO

Lima Restobar: (19) 3254-7575
Saj Restaurante: (19) 3397-5669
Simply Fit: (19) 3396-9180
Andrea Ponte Gourmet: (19) 99736-0368

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments