Música: conheça a surpreendente dupla mexicana Rodrigo e Gabriela

CRÉDITO FOTO: Tina Korhonen/Divulgação

For Those About To Rock: The Story of Rodrigo y Gabriela é um documentário de 2014, dirigido pelo jornalista e apresentador mexicano Alejandro Franco, sobre a surpreendente trajetória da dupla Rodrigo e Gabriela, também mexicana, que conquistou seu espaço na música mundial com uma mistura de rock com ritmos latinos (entre eles o flamenco espanhol). Detalhe: trata-se de um som acústico, instrumental, mas muito nervoso.

Ao longo de quase duas décadas de estrada, os dois encararam grandes plateias em festivais como Coachella, nos Estados Unidos, e Glastonbury, na Inglaterra; gravaram disco ao vivo no Japão; conquistaram fãs como o jazzista Al Di Meola, o baixista Robert Trujillo (Metallica) e o cantor e compositor Peter Gabriel; e até tocaram na Casa Branca, em festa organizada pelo ex-presidente Barack Obama em Maio de 2010.

Confesso que ignorava completamente a existência de Rodrigo e Gabriela até assistir ao documentário de Alejandro Franco, escolhido por acaso entre as opções do Now, serviço de vídeos on demand da Net, numa tarde de domingo pós-feriado – o que me chamou a atenção foi justamente o título, uma referência a For Those About To Rock (We Salute You), clássico da banda australiana AC/DC (assista ao trailer abaixo).

Ao pesquisar sobre esses músicos que, como bem disse Al Di Meola, vivem seu próprio conto de fadas, veja só o que “descobri”: a dupla vai abrir os shows do norte-americano John Mayer no Brasil – a turnê começa nesta quarta-feira (18/10/2017), no Allianz Parque, em São Paulo, e depois segue para Belo Horizonte (20/10), Curitiba (22/10), Porto Alegre (24/10) e Rio de Janeiro (27/10). Torço para que voltem ao país como atração principal.

EM TEMPO

  • Apesar de existirem como dupla desde 2000, Rodrigo e Gabriela tocam juntos desde 1993. Ambos fizeram parte da banda mexicana de heavy metal Tierra Ácida.
  • Os dois foram descobertos pelo cantor e compositor Damien Rice em Dublin, na Irlanda, onde garantiam uns trocados tocando na famosa Grafton Street. Aliás, Gabriela revelou, no documentário, que achava que Rice era apenas um simples hippie que sentava na calçada com as amigas para vê-los tocar, e não um artista consagrado.
  • A música Tamacun, gravada pela dupla em 2006, toca no episódio piloto da série Breaking Bad, exibido pela primeira vez na TV americana em Janeiro de 2008, no canal AMC (assista abaixo ao vídeo com Rodrigo e Gabriela interpretando Tamacun no Festival de Glastonbury, em 2014).

  • Rodrigo e Gabriela colaboraram com Hans Zimmer na trilha sonora de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, de 2011. Participaram da trilha da animação Gato de Botas, também de 2011.
  • Anote o site oficial: www.rodgab.com

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments