Enoturismo: um passeio pela Adega Família Ferragut, em Vinhedo (SP)

FOTOS: Lalá Ruiz

A cidade de Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo, tem no plantio de uvas um dos alicerces de sua economia. Antigo distrito da cidade de Jundiaí, até 1948, ano em que decidiu-se pela emancipação, era conhecido como Rocinha. Em 1949, o município localizado a 80 quilômetros de São Paulo (Capital) e a 22 quilômetros de Campinas passou a ser chamado de Vinhedo, assumindo assim a sua vocação já a partir do nome.

Vinhedo também foi uma das primeiras cidades da região a produzir vinhos finos, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah – para quem não sabe, o interior paulista é conhecido pelos vinhos de mesa, adocicados, feitos com uvas Niágara ou Isabel. E quem quiser conhecer como funciona uma das vinícolas da cidade, pode agendar uma visita guiada à Adega Família Ferragut, uma das mais tradicionais do município.

A família Ferragut está no negócio de vinhos desde a década de 1960. No início, a bebida era feita apenas para consumo próprio. Atualmente, produz 15 mil litros de vinho e 10 mil litros de suco de uva por ano, produção esta comercializada na loja da própria Adega, que funciona de segunda a domingo. Porém, para fazer a visita monitorada, é necessário agendar com uma semana de antecedência (os grupos têm de ter no mínimo dez pessoas).

A visita é gratuita, inclui uma breve explicação sobre a história da família; da propriedade, que fica na área urbana de Vinhedo, próxima ao Parque Municipal Jayme Ferragut, onde se realiza a tradicional Festa da Uva; sobre as variedades de uva do parreiral; e sobre o processo de fabricação não só só vinho como do suco. A visita se encerra com uma degustação de alguns dos rótulos da Família Ferragut e de produtos como queijos e geleias.

Fiz essa visita sem qualquer expectativa. E fui surpreendida duplamente: primeiro porque é um passeio muito agradável, que pode ser feito numa manhã, por exemplo (a propriedade é pequena); segundo, e mais importante, pelos vinhos, em especial o Shiraz (tinto) e o Chardonnay (branco), que têm muito potencial – tanto que comprei para apreciar melhor em casa, juntamente com deliciosas geleias de frutas com pimenta.

Veja galeria de fotos

 

SERVIÇO

Adega Família Ferragut
Endereço: Avenida Rosa Zanetti Ferragut, 499, Jardim Primavera, Vinhedo, SP
Telefones: (19) 3876-3108 e (19) 99764-8190
Emails: contato@adegafamiliaferragut.com.br e familiaferragut@avivi.com.br
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 14h
Mais informações: www.facebook.com/AdegaFamiliaFerragut

EM TEMPO

  • A Adega Família Ferragut faz parte da Associação Vinhedense dos Empresários de Turismo (Avetur), entidade de fomento e organização do setor de turismo local. Por meio do site www.vinhedoturismo.com.br, oferece informações sobre passeios, gastronomia, hospedagem e atrações turísticas da cidade.
  • A vinícula também integra a Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), entidade que fomenta a produção do vinho artesanal no município a partir do conhecimento e capacitação técnica.
  • Nos meses de Dezembro de Janeiro, a Adega realiza a colheita da uva Niágara, que pode se comprada em caixas diretamente no local.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments