Café Filosófico CPFL reúne Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé

FOTO: Depositphotos

O Instituto CPFL realiza, em parceria com Papirus Editora e o Shopping Iguatemi Campinas, um Café Filosófico CPFL Especial de lançamento do livro O Que Move as Paixões, com os autores Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé. O debate será no dia 25 de Outubro de 2017 (uma quarta-feira), no Teatro Iguatemi Campinas, com distribuição gratuita de ingressos no local, a partir do meio-dia, na data do evento.

O livro retrata como, desde a Antiguidade, os afetos trazem inquietação aos filósofos – e o amor talvez seja a maior delas. Os autores mostram como Platão, Aristóteles, Espinosa, entre outros pensadores, tentaram explicar as paixões e como lidar com elas. O conceito de amor prático, a idealização do amor, a filosofia e o medo das paixões são algumas das provocações que o leitor encontrará no livro e também no debate.

Confira alguns trechos da obra:

Minha impressão é que o mundo contemporâneo tem como projeto, entre outros, um lugar onde não exista amor nenhum.” (Pondé)

“Acho estranha essa felicidade amorosa em que temos que negar o tempo inteiro o que sentimos em nome de não ser agredidos afetivamente por quem se aproveitaria disso que é uma fragilidade.” (Clóvis)

“As pessoas acham que têm direito a tudo, inclusive a ser amadas. Mas ninguém tem direito a absolutamente nada.” (Pondé)

“Sinceramente, a ideia de que exista um único amor na vida e o restante seja uma espécie de erro afetivo não parece coincidir com nada do que eu tenha vivido.” (Clóvis)

OS AUTORES

  • Clóvis de Barros Filho é graduado em Direito e Filosofia pela USP e em Jornalismo pela Cásper Líbero, com mestrado em Science Politique pela Universidade Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a livre-docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde foi professor. Palestrante há dez anos no mundo corporativo e consultor pelo Espaço Ética, é autor de vários livros sobre filosofia moral.
  • Luiz Felipe Pondé é doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade Paris VIII. Possui pós-doutorado pelas Universidades de Tel Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha). Coordenador de curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap, leciona na pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP. Foi professor convidado da Universidade de Marburg (Alemanha), da Universidade de Sevilha (Espanha) e da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale (Louvain, Bélgica) e assina coluna no jornal Folha de S.Paulo.

SERVIÇO

Café Filosófico CPFL Especial – Lançamento do livro O Que Move as Paixões, com Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé
Data: 25 de Outubro de 2017 (QUARTA-FEIRA)
Horário: 19h
Local: Teatro Iguatemi Campinas (Shopping Iguatemi Campinas, Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Preço: Entrada gratuita com distribuição de ingressos no dia 24/10, a partir das 12h (dois ingressos por pessoa)
Transmissão ao vivo: www.institutocpfl.org.br

FICHA TÉCNICA

Livro: O que Move as Paixões
Autores: Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé
Editora: Papirus 7 Mares (Coleção Papirus Debates)
Páginas: 112
Formato: 14 x 21cm
Preço sugerido: R$ 34,90

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments