Uma vez em Lisboa, não fuja do clichê: vá a uma casa de fado

FOTOS: Lalá Ruiz

Acredito que até os viajantes mais céticos hão de concordar comigo: não dá para visitar Lisboa, em Portugal, sem conhecer uma casa de fado. Principalmente quando é possível desfrutar dos belos acordes da guitarra portuguesa e dos cantos ora tristes, ora festivos, ora prosaicos do fado, enquanto se degusta o melhor da gastronomia local.

Quando estive na capital portuguesa, fui conhecer, por indicação de uma autêntica lisboeta, o Clube de Fado, localizado no bairro da Alfana, parede com parede com a Sé de Lisboa. A casa é de propriedade do músico Mário Pacheco, ganhador do Prêmio Amália Rodrigues de Melhor Compositor de Fado. Ou seja, é um nome respeitado.

Não é o lugar mais barato da capital portuguesa, mas, se você, como eu, gosta de reservar pelo menos uma noite da viagem para uma “extravagância financeira”, o Clube de Fado oferece um ótimo custo benefício. O prédio é histórico, a comida é muito boa e a música é excelente (são quatro sets por noite, sempre com um cantor diferente).

Além do mais, você ainda pode cruzar com algum famoso. Os brasileiros Caetano Veloso e Fafá de Belém, o cineasta norte-americano Woody Allen, o astronauta Neil Armstrong e os integrantes da banda de rock alemã Scorpions passaram por lá. Dizem que Cristiano Ronaldo, jogador de futebol do Real Madrid, tem cadeira cativa.

PREÇOS E RESERVAS

Neste mês de Maio de 2017, conforme informações do site oficial do Museu de Fado, os preços praticados pela casa são de 7,50 a 95 euros para as entradas; 5,50 euros para as sopas; de 7 a 13 euros para as saladas; pratos principais a partir de 22,50 euros (peixes), 24 euros (carnes) e 18,50 (vegetarianos); e a partir de 3,50 para sobremesas.

A carta de vinhos tem rótulos que variam de 15 (branco Castelo D’Alba) a 485 euros (tinto Barca Velha, da região do Douro). Tem também o vinho da casa (branco, 17,50 euros a garrafa; 11 euros a meia garrafa; e 4,50 a taça). O Clube de Fado ainda dispõe de menu especial para grupos (as opções podem ser consultadas online).

O importante, contudo, é fazer reserva, pois a casa tem capacidade para atender apenas 140 pessoas por noite. Só para ilustrar, o motorista de táxi que levou minha família ao Clube de Fado perguntou se tínhamos reserva antes de iniciar a corrida. Ah! É cobrado um valor de 7,50 euros por pessoa pelo show de fado.

SAIBA MAIS

Clube de Fado
Rua São João Praça, 86-94 (junto à Sé), Lisboa, Portugal
Fones: (+351) 218 852 704 e (+351) 218 882 694
E-mail: info@clube-de-fado.com
Site: www.clube-de-fado.com
Reservas: (+351) 218 852 704 e reservas@clube-de-fado.com
Horário de funcionamento: Diariamente, das 20h às 2h

Centro da cidade de Sintra, em Portugal (CRÉDITO: Lalá Ruiz)

 

E para quem está pensando em conhecer Portugal…

A Visual Turismo, operadora fundada em 1986, em São Paulo, com filiais nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e Santo André, possui diferentes de pacotes para Portugal com saídas no segundo semestre de 2017. São eles:

  • O Mais Doce Roteiro de Portugal
    Saídas: Até 31 de Outubro
    Como é: Viagem privativa para experimentar as principais iguarias doces do país, como o pastel de Belém em Lisboa, as queijadas e travesseiros de Sintra, a sobremesa Sericaia, tradicional de Évora, as tortas de Azeitão, os pastéis de Tentúgal, os ovos moles de Aveiro, o pudim Abade de Priscos, em Braga, e as clarinhas de Fão, na cidade que leva o nome do doce. Além da degustação dos quitutes acima, o roteiro inclui sete noites de hospedagem, sendo quatro em Lisboa, uma em Coimbra e duas em Porto, com café da manhã diário e o tour privativo com motorista.
    Preço: A partir de 1.775 euros por adulto em quarto duplo (não inclui bilhete aéreo)
  • Portugal Maravilhoso
    Saídas: Até 12 de Novembro
    Como é: Cinco noites de hospedagem, sendo duas em Lisboa, uma em Coimbra e duas em Porto, com café da manhã incluído, além de traslados privativos de chegada e saída, dois jantares e um almoço. O pacote oferece tour para Lisboa, Óbidos, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto, Santiago de Compostela, Braga, Guimarães, Peso da Régua, Lamego, Viseu, Urgeiriça, Serra da Estrela e Tomar, com ingresso de entrada para algumas atrações como o Palácio da Ajuda, em Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Catedral de Santiago de Compostela e o Convento de Cristo, em Tomar.
    Preço: A partir de 545 euros por adulto em quarto duplo (não inclui bilhete aéreo)
  • Circuito da Ilha da Madeira
    Saídas: Até 29 de Novembro
    Como é: Mistura a bela paisagem do destino com passeios culturais e gastronômicos. Hospedagem de quatro noites em Funchal, com café da manhã mais quatro almoços e jantares com bebidas (vinho da casa, sucos, água mineral e café). O pacote ainda inclui show folclórico e passeios com guia para o Jardim Botânico e o Museu de História Natural de Funchal, além do Miradouro da Eira do Serrado, Câmara de Lobos, Cabo Girão, Porto Muniz, Camacha, Pico do Areeiro, Santana e Machico.
    Preço: A partir de 580 euros por adulto em quarto duplo (não inclui bilhete aéreo)

ANOTE NA AGENDA

Mais informações sobre estes e outros pacotes da Visual Turismo, acesse o site: www.visualturismo.com.br.

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, sou formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhei durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments