Nova série de televisão aposta na culinária sem desperdício

FOTO: Brigadeiro de Casca de Banana/ CRÉDITO: Food Network

O canal de TV por assinatura Food Network estreia nesta quinta-feira (18/maio/2017), em suas redes sociais e site, a série gastronômica Restô Food Network. Dividida em dez episódios, a produção aposta na culinária sustentável ao apresentar receitas que aproveitam os alimentos da totalidade (cascas, talos e folhas). Posteriormente, a produção será exibida na telinha. 

As receitas são divididas entre doces, salgados, bebidas e aperitivos, e vão de opções simples como bolo de casca de abóbora até pratos mais elaborados como suflê de cascas e folhas de cenoura. Todas foram criadas com a consultoria da ONG Banco de Alimentos, associação que trabalha para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de comida.

No 1º episódio, a receita de brigadeiro ganha o complemento da casca de banana, que além de acrescentar nutrientes ao preparo, como o aumento de fibras e maior teor de minerais em relação ao fruto, contribui para a diminuição de resíduos – de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a banana é a 2ª fruta mais consumida no mundo.

Como marca focada em gastronomia e lifestyle, pensamos em diversos aspectos da alimentação. O aproveitamento integral dos alimentos é importante para o público que se preocupa com a sustentabilidade atual e também das gerações futuras.” (Adriana Alcântara, vice-presidente de marketing e produção da Scripps Networks Interactive Latin America)

Não ao desperdício. Segundo os dados de 2013 da FAO, são descartados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano no mundo, e a maior parte da falta de aproveitamento integral ocorre justamente na cozinha. Os benefícios em se consumir integralmente frutas, legumes e vegetais são vários, entre eles diminuição do colesterol, redução do lixo orgânico e melhoria da economia.

A RECEITA DE ESTREIA

Confira abaixo a receita do Brigadeiro de Casca de Banana, que será apresentada no episódio de estreia da série Restô Food Network:

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 unidades de casca de banana

Modo de preparo

  • Higienize as cascas de banana com hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem, e corte-as em cubinhos. Bata todos os ingredientes, com exceção da manteiga, no liquidificador. Em uma panela em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente a mistura do liquidificador. Mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.

Rendimento: 20 porções de 20g cada
Tempo de preparo: 35 minutos
Dificuldade de preparo: Fácil

O CANAL

Lançado em 1993, nos Estados Unidos, o Food Network é especializado em gastronomia e estilo de vida. Atua em diferentes plataformas com conteúdo próprio desenvolvido para televisão, internet e formatos digitais. Um dos dez maiores canais de TV por assinatura no mundo, alcança 150 milhões de lares nos EUA, Canadá, Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América Latina, como uma das seis marcas da Scripps Networks Interactive, líder mundial em desenvolvimento de conteúdo nas categorias casa, comida e viagem. Está no Brasil desde 2014 e alcança 7 milhões de lares.

SERVIÇO

Restô Food Network – Série em Dez Episódios
Data: Estreia dia 18 de Maio de Maio de 2017 (QUINTA-FEIRA)
Horário: 17h
Onde: www.foodnetwork.com.brwww.facebook.com.br/FoodNetworkBR e www.youtube.com/user/FoodNetworkBR; posteriormente, será exibida também pelo canal de televisão. Será disponibilizado um episódio por semana

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, sou formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhei durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments