Leia os livros, assista à série e visite as locações de Outlander

FOTO: Sam Heughab e Caitriona Balfe interpretam Jamie e Claire/ CRÉDITO: Divulgação

Recentemente, terminei de assistir à segunda temporada da série de TV Outlander, produção do canal norte-americano Starz disponível no Brasil nos serviços de streaming Fox Play, Netflix e Claro Vídeo. O seriado acompanha a enfermeira britânica Claire (Caitriona Balfe), que, em 1945, durante uma viagem com o marido Frank (Tobias Menzies), é atraída para um misterioso círculo de pedras, volta no tempo e vai parar na Escócia, em 1743.

Lá, ela conhece – e se casa – com o jovem highlander Jamie (Sam Heughan). Mas vive num dilema: encontrar o círculo de pedras e voltar ao século 20 ou se deixar consumir pela paixão sob o risco de mudar o futuro, colocando em risco a própria existência de Frank. Com locações de tirar o fôlego, a trama é viciante. Aguardo ansiosamente pela terceira temporada, que está em produção e tem estreia prevista para Setembro de 2017.

Mesmo não sendo tão badalada no Brasil como outras produções do gênero, Outlander possui fãs apaixonados. Na semana passada, por exemplo, durante um bate-papo com colegas de profissão em um evento gastronômico, uma amiga revelou ter assistido doze vezes às duas temporadas. Disse, também, que até decorou os diálogos. Essa confissão me animou a pesquisar sobre o seriado, que é a adaptação de uma série literária que começou a ser publicada em 1991, ou seja, há 26 anos.

A escritora Diana Gabaldon (CRÉDITO: Divulgação)

 

A “culpada” por Outlander chama-se Diana Gabaldon. Ela é norte-americana e, de acordo com informações do site da editora Arqueiro, que atualmente detém os direitos de publicação dos livros no Brasil, “cresceu no Arizona (…) e é de ascendência mexicano-americana e inglesa. Tem formação em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia. Foi professora universitária durante mais de doze anos antes de se dedicar à escrita em tempo integral”.

Segundo Diana, Outlander nasceu sem qualquer pretensão – ela apenas queria testar até onde conseguiria chegar na arte da escrita. O resultado dessa experiência: uma série com oito livros publicada em 26 países e editada em 23 idiomas que gerou obras correlatas (guias e novelas curtas), originou a consagrada série de TV e inspirou, vejam só, roteiros turísticos na Escócia (leia mais abaixo). Atualmente, Diana prepara o nono volume. Bacana ou o quê? 

Livros que compõem a série Outlander (contém spoilers!):

  • 1) Outlander – A Viajante do Tempo (Título original: Outlander)
    Sinopse: Em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall e o marido estão em uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras e testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando retorna ao local, algo inexplicável acontece: de repente ela se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.

  • 2) Outlander – A Libélula no Âmbar (Título original: Dragonfly in Ambar)
    Sinopse: Claire Randall guardou um segredo por 20 anos. Ao voltar para as Terras Altas da Escócia, está disposta a revelar à filha Brianna a história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século 20 para os perigos do século 18.

  • 3) Outlander – O Resgate no Mar (Título original: Voyager – no Brasil, o livro foi dividido em duas partes)
    Sinopse: Há 20 anos, Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida, Jamie Fraser, um escocês do século 18. Mas, desde que retornou à própria época, ela sempre pensou que ele havia sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, ela descobre evidências de que Jamie pode estar vivo e terá de fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois. Jamie, por sua vez, está perdido. Longe da amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, ele precisa retomar sua vida.

  • 4) Outlander – Os Tambores do Outono (Título original: Drums of Autumn – no Brasil, o livro foi dividido em duas partes)
    Sinopse: Claire Randall encara o desafio de criar raízes na América colonial do século 18 ao lado de Jamie Fraser. Enquanto isso, em 1969, Brianna Randall se une a Roger Wakefield, professor de história e descendente do clã dos MacKenzie, para encontrar as respostas sobre as próprias origens e sobre Jamie, seu pai biológico. Em meio às buscas, ambos encontram indícios de um incêndio fatal envolvendo os pais de Brianna. Mas Roger não pode lhe contar isso, porque sabe que a namorada tentaria voltar no tempo e salvá-los. Por outro lado, Brianna também não compartilha sua descoberta, pois tem certeza de que Roger tentaria impedi-la.

  • 5) Outlander – A Cruz de Fogo (Título original: The Fiery Cross – no Brasil, o livro foi dividido em duas partes)
    Sinopse: Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os pioneiros. Jamie Fraser é onvocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, mas ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína. A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall, e Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter.
  • 6) Um Sopro de Neve e Cinzas (Título original: A Breath of Snow and Ashes – no Brasil, o livro foi dividido em dois volumes)
    Sinopse: Em 1772, às vésperas da rebelião americana, o governador da Carolina do Norte convoca Jamie Fraser para unificar o país e salvaguardar a colônia para a coroa britânica. Por meio de sua mulher, Claire, ele sabe que em poucos anos os Estados Unidos se tornarão independentes, e os que se mantiverem fiéis à coroa serão mortos ou exilados. Além disso, há a questão do artigo de jornal, de 1776, que noticia a morte de Jamie e sua família. Desta vez ele espera que sua família viajante do tempo esteja errada sobre o futuro.
  • 7) Ecos do Futuro (Título original: An Echo in the Bone – no Brasil, o livro foi dividido em duas partes)
    Sinopse: Jamie Fraser tem a certeza de três coisas sobre a rebelião americana: os americanos vão vencer, lutar do lado vitorioso não é garantia de sobrevivência e ele prefere morrer a encarar seu filho ilegítimo, um jovem tenente do exército britânico, através do cano de uma arma. Claire Randall sabe que os americanos vencerão, mas não a que preço. E que esse preço não inclui a vida ou a felicidade de Jamie. Brianna e Roger MacKenzie voltam ao século 20 e descobrem fatos surpreendentes sobre Claire e Jamie envolvendo batalhas e piratas.
  • 8) My Own Heart’s Blood (sem título em português)
    Sinopse: Em 1778, a France declara guerra contra a Grã-Bretanha. O exército britânico deixa a Filadélfia e é perseguido pelas tropas de George Washington. Nesse momento, Jamie Fraser “retorna dos mortos” para descobrir que sua mulher se casou com seu melhor amigo e seu filho ilegítimo já sabe sobre seu verdadeiro pai e seu sobrinho, Ian, que se casar com uma quaker. Enquanto isso, Claire e Jenny, irmã de Jamie, tentam retomar suas vidas juntando os cacos do que sobrou da família.
  • 9) Go Tell The Bees That I Am Gone (ainda sendo escrito)

Os livros de 1 a 4 e a Parte I do 5 foram relançados recentemente pela Editora Arqueiro. Já os livros 6 e 7 foram editados há alguns anos pela Rocco, empresa que detinha os direitos de publicação da série no Brasil. A má notícia: quem não quiser esperar os relançamentos pela Arqueiro, tem de procurar essas edições da Rocco em sebos ou no acervo de grandes livrarias (algumas estão esgotadas). Já o oitavo título, My Own Heart’s Blood, segue inédito no Brasil.

Alguns fatos sobre a série e seus atores:

  • A terceira temporada de Outlander terá 13 episódios. Parte das gravações foi transferida da Escócia para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Isso porque os produtores decidiram usar antigos cenários de outro seriado de época do canal Starz: Black Sails.
  • O elenco de Outlander já confirmou participação na San Diego Comic Con de 2017, a mais importante convenção de quadrinhos e cultura pop do mundo que ocorre anualmente, no mês de Junho, nos Estados Unidos. Em pauta, justamente a terceira temporada.

Tobias Menzies, que interpreta Jack/Frank Randall em Outlander (CRÉDITO: Divulgação)

 

  • E por falar no elenco, menção mais do que honrosa ao ótimo Tobias Menzies, que arrasa ao interpretar dois personagens: o odioso Jack Randall, no século 18, e Frank Randall, seu descendente direto e marido de Claire no século 20. É mais ou menos como O Médico e o Monstro. Menzies, aliás, trabalhou em Game of Thrones (ele interpretou o personagem Edmure Tully).
  • Um dos destaques da abertura de Outlander é, sem dúvida, a canção The Skye Boat Song. Assista abaixo a um vídeo estilo “sing along” (ou seja, com a letra, para cantar junto), com apresentação do ator Sam Heughan:

E que tal seguir os passos de Jamie e Claire pela Escócia e França?

Uma agência de turismo escocesa organiza, desde 2004, excursões pelos locais históricos que servem de cenário, tanto na Escócia como na França, para as aventuras de Jamie e Claire em Outlander (incluindo locações atualmente utilizadas pelo canal Starz para a produção da série).

“Nós acreditamos que é o mais próximo que você vai chegar, em uma semana, da vida dos dois heróis”, afirma o casal Samantha Mackenzie e Scot, da agência The Jaime and Claire Tour (os dois são fãs assumidos da obra da escritora Diana Gabaldon). Pelo vídeo abaixo, dá para ver que é realmente uma aventura.

Em tempo 1: Se algum casal apaixonado quiser seguir os passos de Jamie e Claire e selar a união em um autêntico casamento escocês, eles organizam. Interessou? O site é: www.jamieandclairetour.co.uk.

Em tempo 2: As sinopses dos livros reproduzidas acima foram condensadas das contracapas das publicações.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Website Comments

  1. Valeria
    Responder

    Estou tentando comprar o livro impresso de Um sopro de neve e cinzas vol.2 e não estou conseguindo em nenhum lugar. Sabe me informar onde posso conseguir?

Post a comment

Facebook Comments