Que tal visitar o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio?

FOTOS: Lalá Ruiz

Em Novembro de 2016, fui “turistar” pela primeira vez no Rio de Janeiro. Até então, só havia visitado a mais famosa cidade brasileira para assistir a shows em duas edições do festival Rock in Rio. E um dos lugares mais interessantes que conheci (sim, o Rio tem muitos) foi o Real Gabinete Português de Leitura, que completa 180 anos no próximo dia 14 de Maio. Detalhe: a sede onde funciona até hoje foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1837.

Sei que para muitos pode parecer uma heresia o que vou escrever a seguir, mas me senti na biblioteca da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, pois o Gabinete de Leitura e seus 350 mil livros dispostos em estantes que cobrem as paredes do prédio erguido ao estilo neomanuelino (como é chamado o gótico português) parecem mesmo cena de cinema. É de enlouquecer qualquer aficionado por livros e por história.

De acordo com informações que constam no site oficial da instituição, o Real Gabinete Português de Leitura é a mais antiga associação criada por portugueses no Brasil, após a independência do país, ocorrida em 1822. Começou em 1837 e funcionou como uma espécie de clube entre patrícios até 1900, quando foi convertido em biblioteca pública. Ainda segundo o site, o espaço hoje funciona como centro de estudos e pesquisas literárias.

Entre as obras que compõem o acervo, estão raridades como um exemplar da edição princeps (como é chamada a primeira edição de um clássico) de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572, escritor que batiza a rua onde se localiza o Gabinete. Outro destaque é uma série de manuscritos de escritores portugueses (entre eles o de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, de 1861), que podem ser consultados mediante autorização prévia.

E, o mais legal: dá para ser sócio! Paga-se, claro, uma mensalidade, que no ano passado era de R$ 30. A proposta pode ser preenchida online e o associado, além de utilizar a biblioteca, pode participar de cursos e outras atividades promovidas no espaço e emprestar três livros para ler em casa por até 15 dias, desde que as edições sejam posteriores a 1950. Alguém duvida que, se morasse no Rio de Janeiro, eu seria sócia?

SERVIÇO

Real Gabinete Português de Leitura
Endereço: Rua Luís de Camões, 30, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Fone: (+ 55 21) 2221-3138
E-mail: gabinete@realgabinete.com.br
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Preço: Entrada gratuita
Mais informações: www.realgabinete.com.br

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, sou formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhei durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments