Cinco destinos no litoral brasileiro ideais para o “dolce far niente”

FOTO: Jericoacoara, no Ceará/ CRÉDITO: Divulgação

Banhado pelo Oceano Atlântico, o litoral brasileiro tem 7.367 quilômetros de extensão (considerando-se as saliências e reentrâncias, essa extensão aumenta para 9.200 quilômetros). Com belas praias de norte a sul, fica até difícil escolher o que visitar primeiro. Mas, para quem busca sombra (ou seria melhor sol?) e água fresca, ou o dolce far niente, como dizem os italianos, a Costa Brava Viagens e Eventos preparou cinco dicas que poderão ajudar na escolha do roteiro de sua próxima viagem. São destinos na Bahia, Rio de Janeiro e Ceará. Confira:

  • 1. Jericoacoara (Ceará)

Listado entre os mais bonitos destinos do mundo, o Parque Nacional de Jericoacoara fica a 300 quilômetros de Fortaleza (Ceará), em uma localidade bem afastada, única, com belezas naturais de diferentes biomas (o acesso de carro é precário, o que ajudou a preservar e a manter a fauna e a flora locais). A Lagoa de Jijoca é a praia mais conhecida, formada pelo barramento das águas dos córregos do Paraguai e do Mourão, em consequência das dunas móveis na planície costeira. Dá para praticar windsurf, kitesurf, assistir ao pôr do sol nas dunas…

Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (CRÉDITO: Divulgação)

Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (CRÉDITO: Divulgação)

 

  • 2. Angra dos Reis (Rio de Janeiro)

Situada ao sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é rodeada por 365 ilhas. Conhecer todas é um desafio, mas dá para alugar um belo barco ou contratar um passeio que propicie desbravar as belezas do local. Entre os destaques está a Ilha Botinas, onde é possível mergulhar de snorkel e apreciar a vida marinha. Na região, também há embarcações naufragadas. Mas, se o seu negócio não for somente paisagens, Angra possui praias mais badaladas, como a do Dentista. Iates se juntam para tardes e noites de muita festa e curtição.

  • 3. Ilha de Comandatuba (Bahia)

Localizado em uma área verde de 8 milhões de metros quadrados no município de Una, no sul da Bahia, está o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba. Construído em uma ilha de matas virgens, o resort alia requinte e conforto em uma região de mar límpido, areia clara, manguezais e coqueirais. Oferece as mais diversas acomodações: de apartamentos a bangalôs para toda a família. Possui bares na praia, na piscina e no lobby e quatro restaurantes com uma diversidade de pratos. Também dispõe de complexo aquático e quadras esportivas.

Baiana recepciona os hóspedes que chegam ao Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (CRÉDITO: Lalá Ruiz)

Baiana recepciona os hóspedes que chegam ao Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (CRÉDITO: Lalá Ruiz)

 

  • 4. Praia do Forte (Bahia)

Com 12 quilômetros de praia ideais para a prática do mergulho em meio a recifes, a Praia do Forte está localizada no município de Mata de São João, na Bahia. Além de sol e mar, dá para conhecer a sede nacional do Projeto Tamar, que protege e estuda as tartarugas marinhas. Entre as opções de hospedagem está o Tivoli Ecoresort, que oferece um serviço de alto padrão com spa, piscinas e gastronomia exótica. Já o Resort Iberostar funciona no sistema all inclusive e conta com quartos espaçosos, campos de golfe, quadras de tênis, spa e restaurantes.

  • 5. Trancoso (Bahia)

Localizada na região onde, em 1500, a esquadra de Pedro Álvares Cabral “atracou” e descobriu o Brasil, o pequeno distrito pertencente ao município de Porto Seguro encanta não apenas pelas belezas naturais, como também pela sofisticação de várias de suas atrações. O Club Med está entre as opções de hospedagem, e une uma paisagem exuberante, por conta das falésias, com as comodidades de um resort de luxo, tais como restaurantes de alta gastronomia, bares, acomodações de primeira e atividades durante todo o dia para adultos e crianças.

Em tempo: Dessas cinco sugestões, conheço três: Angra dos Reis (visitei no século passado!!!), Ilha de Comandatuba (me hospedei no Hotel Transamérica) e Trancoso (sim, fiquei no Club Med!). Qual indico? É difícil escolher uma. Gostei muito das três viagens. Angra dos Reis tem praia e montanha, Comandatuba é um luxo e Trancoso um charme! Jericoacoara e Praia do Forte estão na minha lista de viagens futuras.

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, sou formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhei durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments