Enoturismo: sustentabilidade é a filosofia da vinícola chilena Matetic

FOTOS: Divulgação

Vai viajar para o Chile e planeja visitar uma vinícola? Uma opção é a Matetic, produtora dos vinhos Corralillo, EQ e Matetic. Localizada no Vale do Rosário, fica a uma hora e 20 minutos de Santiago e possui certificação orgânica e biodinâmica tanto nos vinhedos como na adega, ou seja, agrotóxicos e aditivos nem passam perto da produção e a plantação aproveita todo o potencial do terroir costeiro, preservando o equilíbrio natural da região.

Além de degustação, o tour pela Matetic apresenta ao visitante a filosofia sustentável do local e o processo de vinificação, engarrafamento e armazenamento dos vinhos tintos e brancos produzidos sob o comando do winemaker Julio Bastias. São eles: os tintos Pinot Noir, Syrah, Cabernet Sauvignon e Carmenere Winemaker’s Blend, e os brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal, Riesling e Gewurztraminer.

lala-ruiz-vinicola-matetic-no-chile-na-foto-vinhedo-credito-divulgacao

Mas, se para você, um tour apenas não basta, também é possível se hospedar no hotel boutique La Casona, instalado na mesma propriedade. O La Casona é um antigo casarão colonial que possui sete apartamentos, de onde é possível avistar os vinhedos e jardins da região (em 1º de Novembro de 2016, será inaugurado o 8º apartamento). A propriedade conta ainda com a loja e café El Emporio, o restaurante Equilíbrio, piscina e heliponto.

lala-ruiz-vinicola-matetic-no-chile-na-foto-hotel-la-casona-credito-divulgacao1

Sustentabilidade. Toda a propriedade funciona a partir de um projeto de sustentabilidade. O hotel, o restaurante, a loja e a adega contam com reciclagem de lixo e usam lâmpadas de LED. Além disso, o complexo conta com uma estação de tratamento de água. A preocupação se estende para os hóspedes, que podem contribuir para a consciência ambiental ao, por exemplo, economizar na lavagem de toalhas e outras medidas.

Casa-museu de Pablo Neruda fica a 25 minutos de carro

lala-ruiz-escritor-pablo-neruda-credito-divulgacao

Pablo Neruda

Uma das atrações mais famosas do Chile fica a apenas 25 minutos de carro da vinícola Matetic. Trata-se da casa-museu de Pablo Neruda (1904-1973) em Isla Negra, considerada a mais importante das três propriedades do escritor por abrigar o acervo mais completo de sua obra e também seus restos mortais. Charmosa e rica em detalhes, a construção possui uma bela vista para o Oceano Pacífico e está inserida no célebre Litoral dos Poetas.

SERVIÇO

Mais informações sobre a vinícola Matetic e sobre e o hotel La Casona podem ser obtidas no site matetic.com, pelo telefone +56 (2) 2611-1520 ou com agentes e operadores de turismo brasileiros.

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments