Exposição em Campinas celebra o legado de Tarsila do Amaral

FOTOS: Divulgação

No ano em que se celebra o 130º aniversário de nascimento de Tarsila do Amaral (1886-1973), o Galleria Shopping, em Campinas (SP), promove a exposição Universo de Tarsila, que celebra o legado da pintora modernista, uma das mais importantes da arte brasileira. A mostra, inédita na região, reúne três obras originais, réplicas e objetos cedidos pela família da artista, e poderá ser visitada de 18 de Agosto a 4 de Setembro.

Com curadoria de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora, a exposição em Campinas será constituída por dez estações cenográficas, sendo cinco delas sensoriais, o que possibilita a interação do público com as instalações. Universo de Tarsila terá, ainda, uma parede sensorial inclusiva, com duas réplicas de obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Numa quase viagem no tempo, o primeiro piso do Galleria vai se transformar na São Paulo de 1928, um cenário que reproduz a atmosfera intimista do mundo de Tarsila do Amaral. No cavalete, um estudo do Abaporu, ainda inacabado, criado para presentear o marido, o escritor Oswald de Andrade, e que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico.

Na área chamada de Intimista, estarão alguns dos objetos de uso pessoal da pintora, com destaque para os binóculos de ópera e réplicas de joias, incluindo o anel de brilhante estilo francês e os enormes brincos eternizados em suas pinturas. No ar, será possível sentir o aroma do seu perfume favorito, Moment Supreme, de Jean Patou. Todas as peças e objetos pessoais fazem parte do acervo da família de Tarsila.

No setor Interativo, reproduções cenográficas de algumas de suas obras mais conhecidas permitirão que os visitantes entrem e participem dos quadros. Assim, o público poderá repetir a pose do Abaporu; mergulhar nas centenas de formas ovoides cor-de-rosa do quadro A Floresta; ou ainda sentir a suavidade das pétalas coloridas do Manacá. As fotografias serão não só permitidas, como bem-vindas em todas as estações.

A artista. Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, São Paulo, no dia 1o de Setembro de 1886. Filha e neta de fazendeiros de café, foi criada na fazenda São Bernardo. Mesmo morando no interior de São Paulo, Tarsila cresceu cercada com o que de melhor havia no Brasil e na Europa, centro cultural do mundo àquela época. Adulta, decidiu dedicar-se à pintura, e expressou em sua arte tudo o que vivenciou na infância e juventude.

lala-ruiz-tarsila-do-amaral-divulgacaoQuero ser a pintora da minha terra.” (Tarsila do Amaral)

Abaporu é a pintura brasileira mais valorizada no mundo

Abaporu, quadro em óleo sobre tela que Tarsila do Amaral pintou em 1928, é a obra brasileira mais valorizada no mundo. Em 1995, a pintura foi comprada, em um leilão, pelo colecionador argentino Eduardo Constantin, que pagou US$ 2,5 milhões por ela (o quadro pertencia ao empresário brasileiro Raul Forbes). Atualmente, Abaporu integra o acervo do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina.

lala-ruiz-abaporu-tarsila-do-amaral-divugacao

SERVIÇO

Exposição Universo de Tarsila
Data: De 18 de Agosto a 4 de Setembro de 2016
Local: Primeiro piso do Galleria Shopping (Rodovia D. Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, SP)
Horário de visitação: De domingo a sexta, das 14h às 20h; aos sábados, das 10h às 22h
Visitas monitoradas para escolas e grupos: Agendamento pelo telefone (19) 3766-5300
Mais informações: www.galleria.com.br

(*Com informações Assessoria de Imprensa)

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, sou formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhei durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Post a comment

Facebook Comments