Castello del Trebbio: sobre conspiração e vinhos na Toscana

FOTO: Lalá Ruiz

Construído em 1184, o Castello dell Trebbio, localizado no povoado de Santa Brígida, área rural de Florença, na Itália, sintetiza tudo o que o viajante espera encontrar durante uma viagem à região da Toscana: vinho Chianti, uma paisagem espetacular e uma pitada generosa de história, com direito a tramas conspiratórias envolvendo a mais proeminente das dinastias fiorentinas: a família Medici.

O castelo inicialmente pertencia à família Pazzi. Sob suas paredes, no auge da renascença fiorentina, em 1478, os nobres banqueiros arquitetaram, com a ajuda do papa Sisto IV e de Federico da Montefeltro, o Duque de Urbino, o assassinato de Lorenzo de Medici, cabeça da República de Florença à época. Pois bem. A chamada “Conspiração Pazzi” falhou, a família caiu em desgraça e o castelo foi confiscado pelo governo.

Há tempos a propriedade deixou as mãos da administração pública, e desde 1968 pertence à família Baj Macario, que enxergou nas terras que circundam o histórico castelo a oportunidade de proporcionar uma nova vida à região, tornando-se ao mesmo tempo vinícola, produtora de azeite, de açafrão e, mais recentemente, de uma linha de cosméticos à base de vinho. Com restaurante e hotel, integra o circuito de agroturismo de Florença.

 

Se, por acaso, você estiver planejando passar por Florença durante uma viagem pela Itália, considere visitar o Castello del Trebbio. Não é preciso se hospedar lá (com diárias de 190 a 700 euros na baixa temporada, isso é para poucos), mas é possível fazer um tour guiado de uma tarde ao espaço, seguido de degustação de vinhos – a propriedade produz rótulos diversos, do Chianti Superiore ao Brut. Paguei 40 euros pelo passeio.

A propriedade também oferece duas outras possibilidades de visita guiada: uma com degustação de azeites, que apresenta aos turistas as particularidades de diferentes cultivares de oliveiras, e outra que vai à plantação de açafrão (esta, contudo, só é realizada durante o Outono europeu, sendo o período mais indicado entre o final de Outubro e o início de Novembro). Já quem se hospedar lá poderá ter aulas de culinária.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o Castello del Trebbio e seus vinhos, acesse o site www.castellodeltrebbio.com. Na Estação Ferroviária Central Santa Maria Novella, em Florença, há escritórios de agências de turismo que comercializam visitas guiadas não apenas a esta propriedade, mas a outras vinícolas da região.

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e trabalhou durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Website Comments

Post a comment

Facebook Comments