Taverna em Campinas (SP) promove viagem aos tempos medievais

CRÉDITO FOTOS: Fernando Demonte

Será inaugurada nesta sexta-feira (29/1), para convidados, e no sábado (30/1), para o público em geral, a Milord Taverna, o primeiro bar e restaurante ao estilo medieval de Campinas (SP). Instalada em um casarão de tijolos aparentes no Centro da cidade, a taverna promete levar o público a uma verdadeira viagem à Idade Média, graças não só à decoração (que inclui tochas, brasões, mesas de madeira e iluminação à base de velas), mas principalmente ao cardápio, recheado de iguarias capazes de enlouquecer qualquer candidato a Astérix ou Obélix (sim, tem carne de javali!).

Elaborado pela chef Miriam Canesin, terá galeto, T-bone, coxa de peru, costelas de porco e boi, peixes (truta e bacalhau), carne de caça, saladas, caldos, verduras, legumes, frutas, sobremesas, pães e queijos. Nos primeiros cinco dias de funcionamento, será servido um menu degustação em seis etapas – couvert, salada, dueto de caldos, trilogia de batatas, caças (javali, galeto, joelho de porco, costela de porco e confit de bacalhau) e sobremesa (arroz doce, rabanada com calda de frutas silvestres e strudel) – ao preço de R$ 65 (adultos) e R$ 45 (crianças). Todos os pratos farão parte do menu à la carte regular da casa.

 

Para acompanhar esse festim gastronômico, a Milord Taverna oferece hidromel (bebida alcóolica derivada da fermentação de mel e água) e uma carta de cervejas artesanais, além de chope Baden Baden e do chope Red Ale – avermelhado, encorpado e feito com malte tostado –, feito com exclusividade para o bar. Segundo Fernando Demonte, um dos três proprietários (os outros são Alexsandro Matos e Márcio Ruggiero), a comida e a bebida serão servidas em utensílios domésticos de cerâmica nos moldes dos da Idade Média, mas que são fabricados em Porto Ferreira (SP) de acordo com as especificações atuais.

Demonte conta que a ideia de montar uma taverna do tipo surgiu em 2013, quando os três sócios ajudaram a organizar a Feira Medieval de Campinas, realizada na Estação Cultura, e acabaram conhecendo um público ávido pelo tema. A proposta, segundo ele, é proporcionar uma experiência sensorial aos clientes, com música, brincadeiras e até um perfume de floresta pela casa. Além disso, toda a equipe se vestirá a caráter, a começar pela hostess. Nas noites de sexta e sábado, haverá shows musicais e, no último sábado de cada mês, será realizada uma festa típica. A exceção será Fevereiro, quando a casa promoverá a Festa Pagã no Sábado de Carnaval (6/2), com show da banda de música celta Taberna Folk (o valor ainda não foi definido – veja vídeo).

De acordo com Demonte, o calendário das noites temáticas é o seguinte: em Março, Festa Irlandesa; em Abril, Festa Celta; em Maio, Festa Portuguesa; em Junho, Festa Hispânica; em Julho, grande festa ao ar livre para comemorar o início da Idade Média; em Agosto, a Festa Inglesa; em Setembro, a Festa Francesa; em Outubro, a Festa Alemã; em Novembro, a Festa Sarracena (em homenagem aos povos nômades árabes); e, em Dezembro, a Festa Nórdica, para entrar no clima do Natal. Todas terão comidas e atrações especiais. Diante disso, só posso desejar vida longa à Milord Taverna!

Em tempo: a casa pode ter os pés fincados na Idade Média, mas ainda reserva espaço para a modernidade, com Wi Fi grátis, serviço de valet e pagamento com cartões de crédito e débito.

SERVIÇO

Milord Taverna
Rua Sacramento, 367, Centro, Campinas, SP
Informações e reservas: (19) 3308-2014
Horário de funcionamento: De terça a domingo, a partir das 17h
Facebook: Milord Taverna

Share this article

LALÁ RUIZ, jornalista, curiosa e apaixonada por cultura, comida e viagens, sem qualquer coerência no quesito preferência. Nascida em São Paulo, Capital, e radicada em Campinas, interior paulista, sou formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhei durante 26 anos na mídia impressa da cidade, tendo atuado nos jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia Já.

Website Comments

  1. Cristina Belluco
    Responder

    Muito boa essa informação sobre a taverna que será inaugurada em Campinas. Parabéns, Lalá.
    Quero conhecer. A inauguração na sexta é só pra convidados?
    Bjs

  2. Márcia Helena Folegatti
    Responder

    Que bacana. Adorei essa ideia. Tudo para um grande público. Com certeza farei presença.
    Meu desejo de sucesso para a casa.

Post a comment

Facebook Comments